Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um marco no reconhecimento do movimento feminista e, consequentemente, de uma sociedade mais igualitária. A data surgiu em 1917 e foi oficializada em 1975, em assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na passagem da data, o Sebrae no Piauí reforça a importância de homenagear esse público e incentivar os empreendimentos femininos, destacando e valorizando o protagonismo das mulheres no campo empresarial.
“O Sebrae incentiva o empreendedorismo feminino, pois acredita que a inclusão produtiva das mulheres favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde, tanto das empreendedoras quanto de suas famílias. Temos várias ações, projetos e programas voltados para as mulheres, a exemplo do Sebrae Delas”, afirma a gerente da Unidade de Relacionamento e Gestão do Atendimento do Sebrae no Piauí, Kelly Campelo.
O Sebrae Delas é um programa que busca incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. As ações desenvolvidas têm como objetivo aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e de negócios liderados por mulheres, ao valorizar competências, comportamentos e habilidades desse público.
EMPREENDEDORISMO FEMININO NO PIAUÍ
Levantamento recente do Sebrae no Piauí aponta que 33,5% dos quase 390 mil negócios do Estado são liderados por mulheres. Esse percentual coloca o Piauí em 5º lugar no Nordeste e 14º no país em número de mulheres donas de negócios. O estudo revela ainda que as mulheres empreendedoras atuam em sua maioria (73%) nos setores de Comércio e Serviços.
Fazem parte dessas estatísticas, as empreendedoras Carla Naiana de Menezes Mota, da empresa Use Carla Naiana, localizada em Ribeiro Gonçalves, no extremo sul do Piauí; e Alecasndra Genuíno, proprietária da Estética Genuíno, situada em Teresina.
Carla Naiana de Menezes Mota, que em 2023 conquistou o 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em nível nacional, conta que iniciou o seu negócio com R$ 100 e 10 blusinhas, vendendo dentro do seu quarto, depois de ter largado um bom emprego em Goiânia para empreender no sul do Piauí. “Quando olho o início da minha trajetória, lembro das dificuldades que eu enfrentei e vejo aonde eu cheguei, a emoção toma conta de mim. A Use Carla Naiana é sucesso na minha cidade, assim como o brechó da Carla Naiana, que vem crescendo cada vez mais.”, declara.
Alecsandra Genuíno montou o seu primeiro negócio em 2023, a Estética Genuíno, após ter atuado por 15 anos na área de contabilidade e por mais sete anos na área de gestão. “Sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio. Ano passado, resolvi fazer o Empretec do Sebrae, mesmo achando que seria bastante desafiador. Durante uma dinâmica do seminário, percebi que eu estava me sabotando, não acreditando no meu próprio potencial para empreender. E essa foi a virada de chave. Saindo do treinamento, pedi demissão do meu emprego e montei a Estética Genuíno, que era meu sonho. Hoje trabalho com o que gosto, no ramo de bem estar, e tenho alcançado bons resultados”, destaca a empreendedora.
Para saber mais sobre as ações, projetos e programas voltados para as mulheres basta acessar o Portal do Sebrae no Piauí – pi.sebrae.com.br; contatar a Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e mensagens de WhatsApp; ou ainda visitar as Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba.