O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, alcançou o menor nível desde o pico da inundação. No dia 5 de maio, o nível do lago estava em 5,35 metros no cais Mauá, e agora registra 4,53 metros.
🌊 Nível do Guaíba
📏 Cais Mauá
Cota atual: 4,53m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3mInformação obtida às 5h15 por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
— Ceic Porto Alegre (@CEIC_POA) May 18, 2024
Estudos recentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul preveem que Porto Alegre vai enfrentar pelo menos mais dez dias de inundação.
As análises revelam que o nível do Lago Guaíba, que já superou 4 metros, deve se manter elevado até, no mínimo, 25 de maio. A cota de segurança para inundações do Guaíba é de 3 metros.
Em 1941, uma enchente histórica fez o Guaíba subir 4,76 metros, e levou 31 dias para que o rio voltasse ao seu nível normal.
Água do Guaíba segue para a Lagoa dos Patos
A água flui em direção à Lagoa dos Patos, aumentando as inundações em locais como Rio Grande e São José do Norte antes de desaguar no Oceano Atlântico. Na quinta-feira 16, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre a continuidade do aumento dos níveis da lagoa.
Espera-se que o nível da Lagoa dos Patos permaneça acima de 4 metros até o início da próxima semana e continue superior à cota de inundação de 3 metros pelo menos até o fim do mês, devido à previsão de mais chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o norte do Rio Grande do Sul terá chuvas isoladas e leves neste sábado por causa de uma frente fria. Nas outras áreas do estado, não há previsão de chuva, e as temperaturas máximas devem chegar a 16ºC em Porto Alegre.