A Nissan emitiu um alerta urgente nos Estados Unidos para cerca de 84 mil veículos por risco de explosão dos infladores de airbag Takata. A recomendação da empresa é que os proprietários parem de dirigir imediatamente os carros afetados.
- O aviso de “não dirija” da Nissan inclui modelos mais antigos da marca japonesa;
- A lista inclui o Sentra (anos 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006);
- O SUV Pathfinder (ano 2002, 2003 e 2004);
- E também o SUV Infiniti QX4 (ano 2002 e 2003).
- Nos EUA, os proprietários podem descobrir se um veículo foi afetado digitando o código de identificação nas páginas de recall da Nissan USA e Infiniti USA, a marca de automóveis de luxo da empresa.
Em caso positivo, os proprietários devem entrar em contato com um revendedor para agendar a troca gratuita dos infladores. Como a recomendação é não guiar os carros, a Nissan também está oferecendo reboque sem custos em alguns locais.
O que causa o defeito nos infladores?
O componente usa nitrato de amônio volátil para criar uma pequena explosão e inflar os airbags em caso de acidente. A questão é: o produto químico pode deteriorar com o tempo, especialmente quando exposto a altas temperaturas e umidade, explodindo com muita força.
Infladores de airbags com defeito já causaram 27 mortes e mais de 400 feridos nos EUA. Um dos acidentes fatais de 2018 envolveu justamente um Nissan Sentra ano 2006. Em todo o mundo, pelo menos 35 pessoas foram mortas por infladores Takata (Via: APNews).
“Mesmo acidentes menores podem resultar na explosão de airbags Takata que podem matar ou produzir ferimentos horríveis“, alertou também a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) em comunicado.
Posicionamento da Nissan
“Devido à idade dos veículos equipados com insufladores de airbag Takata defeituosos, há um risco maior de que o insuflador possa explodir durante o acionamento do airbag, projetando fragmentos de metal afiados que podem causar ferimentos graves ou morte”, disse a montadora em comunicado oficial.
O Olhar Digital entrou em contato com a Nissan do Brasil para saber se o problema também afeta modelos que chegaram ao mercado nacional. A matéria será atualizada com o posicionamento da empresa.
Primeiro recall aconteceu em 2020
Em 2020, a Nissan fez um recall para trocar os infladores Takata em mais de 736 mil veículos. A empresa disse que 84 mil não receberam os reparos e ainda podem estar em uso mesmo após tentativas de informas os proprietários sobre o problema.
Honda, Ford, BMW, Toyota, Stellantis e Mazda também emitiram avisos semelhantes para alguns veículos equipados com infladores Takata. A possibilidade de mau funcionamento causou a troca de cerca de 100 milhões de infladores globalmente. A explosão dos airbags foi suficiente para causar a falência da Takata.