quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaNissan é acusada de "abandonar" os donos de elétricos mais antigos

Nissan é acusada de “abandonar” os donos de elétricos mais antigos

Quem está com a Nissan desde que os primeiros modelos do Leaf foram lançados, sente que a montadora japonesa está deixando os “pioneiros” da era elétrica da marca de lado, já que seu aplicativo vai deixar de funcionar para veículos mais antigos. O assunto foi tema de uma reportagem da BBC.

A Nissan anunciou que o seu aplicativo, que permite o controle remoto de funções como aquecimento, está parando devido à rede 2G do Reino Unido estar sendo desligada. O fato desagradou diversos donos de carros elétricos que serão afetados.

Imagem: Philip Lange / Shutterstock

Cerca de 3.000 carros Nissan Leaf e modelos da van e-NV200 fabricados antes de 2016 são afetados pela retirada do aplicativo. Especialistas ainda preveem que, conforme o mercado de elétricos cresce, outros modelos poderão sofrer o mesmo destino.

Os veículos elétricos mais antigos da Nissan usam a rede 2G para se comunicar com o aplicativo. Veículos mais novos, que já não precisam da rede 2G, estariam livres do problema.

“O aplicativo NissanConnect EV, atualmente ligado aos veículos Nissan Leaf e ao E-NV200 produzidos até 2016, será encerrado a partir de 1º de abril de 2024, devido ao fim da tecnologia 2G”, comentou a Nissan. “No entanto, os proprietários ainda poderão usar recursos importantes, como o temporizador de controle climático e o temporizador de carregamento diretamente do sistema de navegação de seus carros”, acrescentou a companhia.

Leaf, principal modelo elétrico da Nissan
Karlis Dambrans/Shutterstock

Insatisfação

Proprietários desses modelos mais antigos, que vão sofrer com o problema, têm demonstrado sua insatisfação, e lamentam que a montadora não desativará o app de uma maneira gradual.

“Eu esperaria pelo menos seis meses, 12 meses, algo assim para encontrar alternativas. Esta é uma característica fundamental do carro que está indo embora”, declara Max Siegieda, de Manchester, proprietário de um Nissan Leaf 2013, que conversou com a BBC.

Max ainda pontuou que o acesso remoto do aplicativo para recursos como aquecimento do carro ou carregamento remoto foi um grande ponto para a adquirir o Nissan Leaf. Ele comprou o modelo já usado, em 2022.

Ele diz que já pensava atualizar para um modelo mais novo, mas agora se diz relutante em comprar outro Nissan devido à falta de aviso que deram sobre o encerramento do aplicativo.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui