Uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, a japonesa Nissan decidiu que vai abandonar a cultura woke. A companhia pretende desmobilizar a sua estrutura organizacional dentro do conceito de diversidade, equidade e inclusão, conhecido pela sigla DEI.
A medida reverte uma série de iniciativas, incluindo principalmente práticas controversas de contratação e financiamento corporativo para eventos de orgulho gay. As informações são do ativista conservador Robby Starbuck, que foi a sua página no Twitter/X para anunciar a reversão da Nissan.
Nissan elimina cotas para contratações
Starbuck contou que se juntou à montadora para implementar várias reformas. Entre elas, o fim das práticas de contratação baseadas na diversidade e a realização, do mesmo modo, de treinamento obrigatório em DEI ou LGBTQ para funcionários.
“Não há cotas para contratações, promoções ou diversidade de fornecedores. O foco agora está no mérito e no desempenho”, escreveu Starbuck. Em tom de brincadeira, o rapaz acrescentou: “Você não achou que eu deixaria o Natal ir e vir sem dar ao @X o presente de outra empresa mudando as políticas de woke, não é?”
Big news: Nissan is ending a number of woke policies today. I can now exclusively tell you what’s changing and how it happened.
Weeks ago I informed execs at @NissanUSA @nissan that I was doing a story on wokeness there. Instead we had productive conversations about how to fix… pic.twitter.com/iSsVGFlYEZ
— Robby Starbuck (@robbystarbuck) December 18, 2024
Segundo ele, a Nissan concordou em revisar o financiamento de futuros eventos “para garantir que os patrocínios se alinhem com os padrões da marca e as prioridades de negócios”. Starbuck assegurou que, assim, a Nissan não patrocinará mais paradas gays que expõem as crianças a conteúdo sexualmente inapropriado.
O ativista informou que a empresa planeja retirar sobretudo a sua participação no “Índice de Igualdade Corporativa Acordado” da HRC, nem participará de qualquer pesquisa de terceiros que tenha um ângulo de ativismo político.
Empresa confirma mudanças
Considerado uma espécie de “pesadelo das empresas woke”, o cineasta aposta que as mudanças na Nissan trarão resultados muito positivos. “Seus funcionários terão um local de trabalho neutro, sem que questões divisórias sejam injetadas”.
O vice-presidente de comunicações da Nissan, Brian Brockman, disse à Fox News Digital que a Nissan é uma “empresa para todos” e confirmou as informações de Starbuck.
A Nissan se junta agora a uma longa lista de grandes corporações que abandonaram a cultura woke. No início desta semana, um órgão conservador anunciou primeiramente que a American Airlines teria concordado em acabar com as práticas de DEI.
O Walmart também admitiu que irá realizar uma série de mudanças nas suas políticas do DEI. Em outubro, a Toyota anunciou seus planos de se afastar dos eventos woke depois de alguns conflitos com a comunidade gay.