O Nintendo Switch foi projetado para diferentes tipos de jogos, o que inclui os títulos que requerem uma conexão estável com a internet para funcionar. Mas o que fazer para voltar à jogatina quando o console não conecta ao Wi-Fi?
Dicas simples podem resolver o problema e vão desde um teste para analisar a configuração do dispositivo até reiniciar o aparelho. A seguir, confira mais informações.
Como resolver o problema de conexão no Nintendo Switch
Verifique o status de sua rede de conexão
O primeiro passo é sempre verificar se a sua rede de internet possui algum problema. Para isso, utilize outros dispositivos (como celular e PC) para analisar se eles também apresentam problemas para se conectar; depois, dirija-se até o seu modem e roteador e examine se as luzes estão acesas corretamente.
Se necessário, remova a tomada dos dispositivos de internet e espere um minuto antes de reconectá-las; depois, veja se os fios estão bem encaixados.
Verifique o status de rede do Nintendo Switch
O segundo passo é analisar se os servidores da Nintendo caíram, embora a possibilidade de isso acontecer seja muito difícil. Esta verificação é importante porque se o problema for os servidores, então não há nada que você possa fazer, apenas esperar que a interrupção de sinal seja consertada.
Para analisar essa possibilidade, você pode acessar o site oficial da Nintendo que demonstra o status de funcionamento (clique aqui) e o site Is The Service Down, o qual oferece um serviço similar. Se houver um problema com os servidores, isso será informado em ambos os sites.
Examine as configurações do console
Assim como ocorre com celulares, o Nintendo Switch também possui uma série de configurações de rede que, se ativadas, não permitirão acesso à internet.
A primeira coisa a fazer é analisar se você está dentro do alcance de sinal do seu Wi-Fi: dependendo do seu plano de internet e da distância que se encontra do modem e do roteador, pode ser que o problema seja o fato de estar muito longe deles; então, aproxime-se dos dispositivos para ter uma melhor recepção de sinal.
Em seguida, acesse as configurações do Nintendo Switch e verifique se o modo avião está ativado, pois esta funcionalidade impede que a internet seja recepcionada no aparelho. Para isso, acesse Configurações do console > Modo avião > Desativar.
Então, analise se o dispositivo está conectado à rede correta, pois pode ser que você tenha tentado se conectar à rede do vizinho. Vá em Configurações do console > Internet > Configurações de internet > verifique se está conectado à rede certa.
Por fim, atualize o sistema do console. Vá em Configuração do console > Console > Atualização do console.
Reinicie o aparelho
Se nenhuma das opções anteriores funcionou, segure o botão de ligar por três segundos, clique em “Opções de desligar” e selecione “Reiniciar”. Em seguida, clique em Configurações do console > Internet > Testar conexão.
Caso o teste de conexão não seja bem-sucedido, anote o código de erro que aparecer na tela e entre em contato com o atendimento ao cliente da Nintendo para obter ajuda.