O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi convidado a participar da 6ª Cúpula Transatlântica. O evento está previsto para 1º e 2 de dezembro de 2024 e é organizado pela Rede Política para os Valores.
Neste ano, o evento vai ser realizado no Senado da Espanha, mas, em anos anteriores, ocorreu em espaços cedidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o encontro, Nikolas pretende destacar a situação dos presos de 8 de janeiro, o projeto de anistia e as restrições à liberdade de expressão que ocorrem no Brasil.
No ano passado, o deputado esteve presente no encontro. Na ocasião, ele chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ladrão e disse que o petista deveria estar na cadeia.
Resistência ao evento na Espanha
Nikolas Ferreira afirmou ao jornal Gazeta do Povo que “mesmo que pequeno, um espaço para a direita em uma organização internacional indica mais liberdade que as universidades brasileiras”.
A cúpula deste ano, contudo, enfrenta resistência na Espanha. A imprensa local, grupos de esquerda e o governo socialista se mobilizam contra a realização da cúpula.
O evento atraiu figuras como Eduard Heger, ex-primeiro-ministro da Eslováquia, e Kinga Gal, eurodeputada e vice-presidente do Fidesz.
Também estarão presentes Ignacio Garriga, do partido Vox, e Paola Holguín, senadora colombiana. Jaime Mayor Oreja, ex-ministro do Interior da Espanha, e José Antonio Kast, presidente do partido colombiano Rede, serão os anfitriões.
Agenda do deputado Nikolas Ferreira na cúpula
Em 30 de novembro, o parlamentar será palestrante no Youth Program, evento que reunirá 150 jovens para discutir temas contemporâneos.
No encerramento da cúpula, em 2 de dezembro, Nikolas vai estar ao lado de Gudrum Kugler, da Alliance for Responsible Citizenship (ARC), e de Rita Maria Matias, deputada do Chega, de Portugal.