A 31ª escolha do Draft de 2024 da NFL, Ricky Pearsall, wide receiver do San Francisco 49ers, foi baleado na tarde deste sábado (31) no distrito de Union Square, na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e estava em condição estável em um hospital local.
A prefeita London Breed disse que a polícia estava no local “imediatamente” e que o atirador suspeito estava sob custódia. Em uma entrevista coletiva durante a noite, o polícial William Scott disse que o suspeito era um jovem de 17 anos.
Pearsall “sofreu um ferimento de bala no peito e está em estado grave, mas estável. Pedimos que respeitem a privacidade dele neste momento. Nossos pensamentos e orações estão com Ricky e toda a família Pearsall”, disseram os 49ers em um comunicado.
O wide receiver, de 23 anos, foi levado ao Hospital Geral de São Francisco. Um vídeo gravado na Union Square e postado nas redes sociais mostrou Pearsall sem camisa caminhando cautelosamente até uma ambulância com a ajuda da polícia. Enquanto estava sentado em uma maca, ele moveu a mão esquerda, que estava pressionando a camisa contra o lado direito do peito, perto do ombro, e o sangue era visível.
O jornal San Francisco Chronicle relatou que a ligação para o 911 chegou às 15h28 (horário local, 19h28 em Brasília); quando a polícia respondeu, havia duas vítimas de tiros. A outra vítima era o suposto ladrão, baleado durante uma briga com Pearsall pela arma. Aaron Peskin, presidente do Conselho de Supervisores de São Francisco, disse que recebeu um briefing da polícia e foi informado que Pearsall reagiu.
Os 49ers selecionaram Pearsall, um wide receiver que fará 24 anos em 9 de setembro, com a 31ª escolha no draft de abril. Ele assinou um contrato garantido de quatro anos por US$ 12,5 milhões, com um bônus de assinatura de US$ 5,9 milhões.
O jogador ficou limitado no training camp por causa de problemas no ombro e no tendão, perdendo todos os três jogos da pré-temporada. Ele tem um histórico de problemas no ombro que datam desde os tempos da faculdade.