Vídeos que circulam de Neymar de volta aos treinamentos do Al Hilal, seu clube na Arábia Saudita, animaram a comissão técnica da Seleção Brasileira. O médico Rodrigo Lasmar vai viajar nos próximos dias à Riad para ver pessoalmente como está a recuperação.
Neymar não voltou a jogar após a grave lesão no joelho e não está inscrito no Campeonato Saudita, por uma questão de limite de estrangeiros, seis. Ele só deve estar apto a jogar o nacional em janeiro, mas há uma chance de entrar em campo antes pela Liga dos Campeões da AFC, competição em que está inscrito.
O Al Hilal joga na próxima segunda-feira (21) contra o Al Ain, nos Emirados Árabes, e no dia 4 de novembro contra o Esteghlal, do Irã. São partidas antes da apresentação para a próxima Data-Fifa, que começa em 11 de novembro. O Brasil jogará em Maturín no dia 14, contra a Venezuela, e no dia 19 em Salvador, frente ao Uruguai.
A depender do que Lasmar avaliar in loco, Neymar pode aparecer na pré-lista de convocados. O técnico Dorival Júnior deve anunciar os convocados em 1º de novembro, uma sexta-feira, mas pode até adiar um pouco essa divulgação a depender da situação do atacante.
Neymar, de 32 anos, sofreu grave lesão ligamentar no joelho esquerdo em outubro de 2023, há quase um ano portanto, em jogo do Brasil no Uruguai pelas Eliminatórias.
“Temos a percepção de quanto o Neymar é importante. E esperamos que nos próximos anos, a partir do momento que ele retornar, possamos ver o quanto a carreira dele vai continuar forte. E não interessa se isso será em outubro, novembro ou fevereiro. Ele tem que estar atuando, confiante, zerado da lesão”, disse o técnico Dorival Júnior.
Nesta terça-feira (15), o Brasil goleou o Peru por 4 a 0 e chegou a quarta colocação das Eliminatórias, após dez jogos, com 16 pontos.