Mesmo longe do futebol europeu há quase um ano, o atacante Neymar continua sendo considerado o melhor nome da Seleção Brasileira pelos torcedores. A pesquisa Maior Raio-X do Torcedor, feita em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia, aponta o camisa 10 do Al-Hilal, da Arábia Saudita, como o preferido para 33% da torcida brasileira.
Apesar da liderança, Neymar viu a preferência cair dez pontos percentuais na comparação com os dados de 2023. Na última pesquisa, o jogador tinha 28 pontos percentuais de vantagem para Vini Jr, segundo colocado, com 15% dos votos. Agora, o camisa 7 do Real Madrid teve 18% dos votos e está 15 pontos percentuais atrás de Neymar.
O atacante do Al-Hilal não entra em campo desde outubro de 2023, quando rompeu os ligamentos do joelho esquerdo em partida da Seleção Brasileira contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Com apenas 17 anos e convocado para a equipe nacional pela primeira vez em 2023, o atacante Endrick já se coloca em terceiro lugar no ranking de preferência do torcedor.
Sem votos na última edição da pesquisa, o jovem jogador do Palmeiras pulou para 6% na lista dos melhores da Seleção Brasileira. Apesar da pouca idade, Endrick já está de malas prontas para se apresentar ao Real Madrid após a disputa da Copa América deste ano, sediada nos Estados Unidos.
O desempenho de Richarlison com a camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 não agradou ao torcedor. Terceiro melhor jogador da equipe na eleição de 2023, o atacante do Tottenham caiu de 8% para 2% dos votos e agora divide a quarta posição com Rodrygo, do Real Madrid.
Outros nomes que perderam espaço no ranking foram o meio-campista Casemiro e o zagueiro Thiago Silva. Em 2023, eles ocuparam a quarta e a quinta posições, respectivamente. Em 2024, porém, tiveram votações ainda menos expressivas.
O meia do Manchester United foi de 3% para 1% dos votos, ocupando a quinta colocação ao lado de Lucas Paquetá, que também é novidade no ranking. Por sua vez, o zagueiro do Chelsea, que já acertou retorno ao Fluminense, caiu de 1% para 0% dos votos e não está mais na lista dos melhores jogadores da Seleção Brasileira.
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.