A discussão entre Neymar e Luana Piovani pode terminar no tribunal. Nesta sexta-feira (31), o jogador emitiu um comunicado sobre a acusação da atriz envolvendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 03/2022, sobre privatização de praias, e citou a possibilidade de levar o assunto para a Justiça.
“Nosso cliente Neymar Jr se pronunciou justamente para não dar voz e ouvidos a uma especulação desconexa, encerrando o assunto. Os devidos reparos, contudo, serão discutidos no palco e no momento adequados”, diz a nota.
A PEC altera o entendimento sobre terrenos de marinha. Esses territórios são áreas localizadas na costa marítima brasileira, como praias, além de margens de rios e lagoas.
Atualmente, a Constituição prevê que esses terrenos são propriedade da União. Por isso, o acesso a esses locais é público. Esses espaços podem ser utilizados livremente pela população — exceto nas áreas controladas pelas Forças Armadas.
A PEC sugere a revogação de um trecho da Constituição e propõe que a transferência dos territórios de marinha para ocupantes particulares, estados e municípios seja autorizada.
O conflito começou quando Luana Piovani acusou Neymar de apoiar a aprovação dessa PEC, que tramita no Senado desde 2022. Ela ainda fez duras críticas ao atleta. Nas publicações, a atriz disse que o jogador “fez muito pelo Brasil”, mas que “acabou com tudo o que construiu”.
“Como consegue ser tão mau caráter? Dá uma ‘puxadinha’ pela memória e pensa: “Você queria que a sua filha casasse com ele? Você queria que a sua filha tivesse um filho com ele?”. Talvez as pessoas que pensam na quantidade de dinheiro que ele tem digam “sim”, mas só uma mãe sabe que dinheiro nenhum ajuda na nossa exaustão mental”, afirmou.
Na sequência, a atriz declarou que o jogador é “um péssimo exemplo como cidadão, pai, homem, marido e companheiro”.
Neymar vem sendo acusado também por outros artistas de apoiar essa PEC. Na última semana, no dia 18 de maio, o atacante anunciou uma parceria entre a empresa NR Sports (dele e da família) e a DUE Incorporadora (empresa de empreendimentos imobiliários).
Em vídeo publicado pela imobiliária e pelo pai de Neymar, o atleta aparece explicando a parceria e o projeto Rota Due Caribe Brasileiro, que pretende construir 28 empreendimentos em um trecho de 100 km entre o litoral de Pernambuco e Alagoas.
“Fala pessoal, quero contar uma novidade para vocês, estou com a DUE na criação da Rota Due Caribe Brasileiro. Vamos transformar o litoral nordestino e trazer muito desenvolvimento social e econômico para a região. Em breve, mais novidades”, diz o atacante.
O projeto recebeu críticas e foi citado por ambientalistas que são contra a aprovação da PEC. O deputado federal Tulio Gadêlha chegou a citar Neymar no Plenário da Câmara como um dos apoiadores da PEC. Em nota, a empresa negou que o projeto descumpra a regulação ambiental.
“Nossos empreendimentos não sofrerão qualquer impacto, seja positivo ou negativo, com a PEC 3/2022, como levianamente imputado por algumas pessoas em seus canais de mídia social e replicado em alguns canais de comunicação”, informou a empresa.
Ainda na quinta-feira, Neymar usou as redes sociais para rebater as ofensas de Luana Piovani.
“Acho que abriram a porta do hospício. Soltaram uma louca que não solta meu nome da boca. Quem trabalha no hospício em que ela estava, por favor, vá atrás, que ela está complicada. Acho que ela quer alguma coisa comigo, não é possível. Não tira meu nome da boca. Quer ser famosa? Seu tempo já foi. Era uma ótima atriz. Não tenho nada para falar de você, mas agora é enfiar um sapato na tua boca, porque só fala merda”, disse o atacante de 32 anos, que se recupera de lesão.
Após resposta de Neymar, Luana Piovani voltou a se pronunciar via stories no Instagram nesta sexta-feira (31). Na ocasião, ela o chamou de “sem vocabulário” e “limítrofe” e afirmou que “contra fatos não há argumentos”.
A nota oficial da empresa de Neymar sobre o empreendimento e sobre o possível processo à atriz veio poucas horas depois da resposta de Luana.
Recentemente o nome da nossa empresa foi associado às questões ligadas a PEC 03/2022, infelizmente em um contexto pejorativo e politizado.
Nossa parceira DUE, responsável pelos empreendimentos imobiliários na região Nordeste, já se posicionou, demonstrando o cumprimento fiel às questões ambientais e de licenciamento dos seus projetos e, sobretudo, a total desconexão da sua iniciativa privada com a PEC 03/2022, que não refletirá em nada nos imóveis de sua propriedade.
A questão da relevância desse tema cabe ao Congresso Nacional e aos especialistas.
O Deputado Túlio Gadelha, que associou inicialmente no Plenário da Câmara os empreendimentos da DUE à PEC 03/2022, já foi acionado, informado em detalhes o equívoco que cometeu e compreendeu perfeitamente a ausência de ligação, seguido de um pedido de desculpas.
Por outro lado, infelizmente, de forma oportunista, leviana, desproporcional e irresponsável, a senhora com o nome de Luana Piovani utilizou suas redes sociais para atacar nosso cliente Neymar Jr, tentando associar sua imagem a um tema polêmico.
Atacou sem propósito, criando conjecturas e elocubrações, inclusive com ataques pessoais e reputacionais.
Nosso cliente Neymar Jr se pronunciou justamente para não dar voz e ouvidos a uma especulação desconexa, encerrando o assunto. Os devidos reparos, contudo, serão discutidos no palco e no momento adequados.