Os principais aeroportos de Santa Catarina enfrentaram paralisações nesta segunda-feira, 19, devido ao denso nevoeiro. As operações de pouso e decolagem foram suspensas nos aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes. O terminal de Florianópolis retomou suas atividades às 9h10.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis registrou sete voos cancelados e 15 atrasados até as 8h30. O Aeroporto de Navegantes permaneceu fechado, com oito voos cancelados, e o Aeroporto de Joinville também teve suas operações suspensas, mas sem cancelamentos reportados até o mesmo horário.
Além de aeroportos, nevoeiro atinge os portos de Santa Catarina
Além disso, a baixa visibilidade também bloqueou a navegação, e navios não puderam entrar ou sair. O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi fechado durante a madrugada, sem previsão de reabertura, conforme informaram as autoridades portuárias.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o nevoeiro é uma nuvem que se forma perto do solo em condições de tempo estável. O fenômeno é resultante da diferença de temperatura entre a superfície e a atmosfera.
O meteorologista Marcelo Martins destacou que o nevoeiro marítimo é o principal fator para a baixa visibilidade observada.
“Tem nebulosidade baixa, tem nevoeiro e tem fumaça fina”, explicou Martins, da Epagri/Ciram, ao g1. “Tu mistura uma coisa com a outra, mas o que restringe a visibilidade mesmo é o nevoeiro. Então, a situação dos aeroportos é por conta do nevoeiro. A fumaça até ajuda, mas o nevoeiro é que é bem significativo mesmo”, completou.