Uma raríssima e intensa nevasca atingiu Estados situados ao sul dos Estados Unidos, como Texas, Flórida e Louisiana. Cidades quentes, como Nova Orleans, improváveis de receber o fenômeno natural com tamanha intensidade, registraram um recorde de queda de neve ao longo desta terça-feira, 21.
Veja neste vídeo como está o clima em Nova Orleans:
This is just wonderful. Music and snow in New Orleans. Heaven!pic.twitter.com/1x08aDrepI
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) January 21, 2025
Nova Orleans não presenciava neve havia mais de uma década. Com mais de 13 centímetros de neve acumulados na terça-feira, a cidade ultrapassou seu recorde anterior de 6,8 centímetros, de 31 de dezembro de 1963. Veja mais imagens da região:
Just went on the craziest walk of my life. I cannot believe the snow in New Orleans. It’s so beautiful. pic.twitter.com/V72GbIWoBM
— Payton Malone WWL-TV (@paytonmalonewx) January 21, 2025
Quase todos os voos do Aeroporto Internacional Louis Armstrong, em Nova Orleans, foram cancelados. Mas as autoridades informaram que o aeroporto permaneceria aberto “enquanto as condições fossem seguras”.
Impacto da tempestade de inverno no sul dos EUA
Esse cima atípico está associado a um vórtice polar que trouxe frio intenso à América do Norte neste inverno, afetando tanto os EUA quanto o Canadá. As tempestades de neve preocupam especialmente moradores de regiões pouco preparadas para lidar com o frio extremo.
O Serviço Meteorológico Nacional relatou que regiões da Flórida podem registrar até 7,5 centímetros de neve, possivelmente superando o recorde estadual de cerca de 10 centímetros.
“Uma grande tempestade de inverno está se desenrolando nesta manhã, e as condições continuarão a piorar ao longo do dia”, afirmou a agência. “Esta será uma tempestade de inverno histórica para a metade sul da área”.
Um inverno sem precedentes em parte dos Estados Unidos
No norte da Flórida, partes de Panhandle estão cobertas de neve. Tallahassee, a capital, viu neve pela última vez em 2018. “Acredite ou não, no Estado da Flórida estamos mobilizando tratores limpa-neve”, destacou o governador, Ron DeSantis.
Este vídeo mostra queda de neve em Pensacola. Ironicamente, a placa diz: “Bem-vindo ao Estado do sol”.
NEW VIDEO: I’m in Pensacola, Florida, near the border. Already at 2” and it’s still snowing heavy. This is a truly historic event. #Snow #Florida @spann @stormhour pic.twitter.com/K4dIdVzgZt
— Matt Devitt (@MattDevittWX) January 21, 2025
Tempestade de neve atinge Houston e Geórgia
O serviço meteorológico informou que até 10 centímetros de neve caíram na Região Metropolitana de Houston. Autoridades de transporte do Texas relataram que mais de 20 tratores limpam a neve da cidade.
Esta é a primeira vez que Houston vê neve, desde 2021, quando uma tempestade de inverno deixou milhões sem energia e resultou em mais de 200 mortes, segundo a meteorologista Hayley Adams, do NWS, em Houston.
O clima Texas se transformou em uma divertida luta de bolas de neve entre os bombeiros e a polícia de Houston:
JUST IN: A rare snow day in Texas turned into a fun snowball fight between Houston firefighters and police! ❄️🚒🚔 Who do you think won? 😄 #Houston #TexasSnow #SnowballFight #CommunityFun pic.twitter.com/ODcQPx12ma
— Live Updates (@LiveupdatesUS) January 21, 2025
Famílias também aproveitaram para se divertir no inverno de Houston, que recebeu de 7 a 10 centímetros de neve, ontem:
Are we in Colorado or Texas? Kids are enjoying the winter wonderland as Houston has received 3 to 4 inches of snow today.
Winter alerts will remain active in the Bayou City until early this evening.❄️🛷 #TXwx pic.twitter.com/JvPAgmZX7S
— WeatherNation (@WeatherNation) January 22, 2025
Na Geórgia, foi registrada uma morte por hipotermia. Os meteorologistas dizem que a queda de neve pode se estender do norte da Geórgia, passando por Atlanta e chegando a outras partes do sul.