terça-feira, abril 15, 2025
InícioEntretenimentoNetflix vai usar IA para recomendações com base no humor

Netflix vai usar IA para recomendações com base no humor

A Netflix está testando uma tecnologia da OpenAI no mecanismo de buscas do streaming. Os usuários poderão navegar por títulos usando termos mais específicos, “incluindo o humor do assinante”, segundo relatório obtido pela Bloomberg.

A busca também permite consultas que “vão muito além de gêneros ou nomes de atores”. O recurso já pode ser experimentado por clientes da Austrália e da Nova Zelândia no iOS. Esses assinantes precisam autorizar especificamente o uso da ferramenta.

Ao The Verge, o porta-voz da Netflix, MoMo Zhou, confirmou que o teste será expandido para os Estados Unidos “nas próximas semanas e meses”, mas que, por enquanto, não há previsão de chegada a outros países ou recursos fora do iOS.

“O recurso ainda está em seus primórdios e estamos realmente em uma fase de aprendizado e escuta para esta versão beta”, disse Zhou.

Ferramenta em teste está disponível na Austrália e Nova Zelândia (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

IA na Netflix

A nova tecnologia é, na verdade, um passo além da IA já usada pela Netflix. O streaming tem um longo histórico de aprendizado de máquina e inteligência artificial nos sistemas de recomendação, com base no histórico de visualização do assinante.

No ano passado, o co-CEO da Netflix, Greg Peters, disse ao The Verge que o trabalho da empresa é ser proativo e entender onde há inovação técnica.

“Como usamos isso para servir aos criadores, permitindo que eles contem suas histórias de maneiras mais envolventes e, também, para proporcionar melhores experiências de usuário aos nossos membros?”, questionou.

Netflix já usa aprendizado de máquina para exibir recomendações (Imagem: Giuliano Benzin/iStock)

Nada de exclusividade

O Prime Video também está testando um novo recurso que utiliza inteligência artificial para recomendar grupos de conteúdo, substituindo os tradicionais algoritmos, como informou o Olhar Digital

Desde o ano passado, o assinante pode visualizar os “Tópicos de IA” personalizados de acordo com seus interesses, como “ficção científica alucinante”, “missões de fantasia” ou “jornadas emocionantes de personagens”.


Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui