Nos últimos tempos, a Netflix começou a investir pesado nas transmissões esportivas ao vivo. Além das edições de 2027 e 2031 da Copa do Mundo Feminina da FIFA e da luta de boxe entre o multicampeão Mike Tyson e o youtuber Jake Paul, a gigante do streaming se prepara para as partidas de Natal da NFL, a liga estadunidense de futebol americano.
Conforme noticiado aqui e aqui pelo Olhar Digital, a Netflix transmitirá duas partidas no dia 25 de dezembro: Kansas City Chiefs x Pittsburgh Steelers, às 15h, e Baltimore Ravens x Houston Texans, às 18h30.
Netflix investe pesado em esportes
- O grande investimento nos jogos de Natal da NFL seguem tendência crescente da Netflix em investimentos em eventos esportivos;
- No Natal de 2023, a Netflix transmitiu um evento de pilotos de Fórmula 1 jogando golfe e, em 2024, uma partida de exibição de tênis entre os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz antes da luta de Tyson contra Paul, além de eventos de wrestling da WWE;
- No caso da NFL, o acordo entre liga e streamer é de três temporadas, incluindo um jogo no dia de Natal também em 2025 e 2026;
- Segundo o Hollywood Reporter, os direitos a serem pagos pela Netflix, por jogo, são de US$ 75 milhões (R$ 456,44 milhões, na cotação direta);
- A empresa tenta dar uma cara de Super Bowl (partida final da NFL) aos jogos que irá transmitir, pois haverá shows de Beyoncé e Mariah Carey em cada partida. Nos US$ 75 milhões (R$ 456,44 milhões), não estão inclusos os custos com as cantoras, segundo o The New York Times.
Ed Desser, presidente da Desser Sports Media Inc. e executivo sênior de mídia da NBA (liga estadunidense de basquete) por 23 anos, diz que “a NFL está sempre olhando para o futuro, e isso é sobre a próxima geração de players poderosos no espaço da mídia, que sem dúvida a Netflix se tornou”.
“Agora, tendo dito isso, eles ainda não se tornaram um player poderoso nos esportes. Uma luta de boxe e alguns jogos da NFL no dia de Natal não fazem um rolo compressor. Mas este é o começo para uma empresa que jurou de pés juntos por anos que não estava interessada em esportes”, prossegue.
Na última segunda-feira (16), a Netflix obteve capitalização de mercado de US$ 395 bilhões (R$ 2,4 trilhões), reforçando ainda mais essa aposta nos esportes. Vale lembrar que, no mundo todo, a empresa tem 270 milhões de assinantes, sendo 80 milhões só nos Estados Unidos e Canadá.
Indo além do streaming
Com seu poder financeiro, a empresa, agora, está ameaçando as redes de canais lineares com seu poder financeiro, além de estar transcendendo sua área e começar a querer atuar na área de publicidade.
Uma das formas que a companhia encontrou foi vendendo anúncios para os jogos da NFL deste Natal.
Todos os espaços disponíveis foram adquiridos. O marketing também é um bom negócio com a parceria realizada com a franquia estadunidense. Tanto que a segunda temporada da sensação “Round 6” está marcada para um dia depois (26).
A audiência também será melhor medida. Enquanto na luta entre Tyson e Paul os resultados da audiência vieram dos dados de streaming primários da própria Netflix, as duas partidas da NFL terão medição realizada pela Nielsen, similar ao que ocorre nos confrontos transmitidos no Prime Video durante o Thursday Night Football.
“Estamos analisando as métricas de audiência e como elas se comparam a outros jogos da NFL com a medição padronizada da Nielsen em comparação às métricas internas da Netflix para a luta Tyson-Paul”, disse o analista sênior da MoffetNathanson, Robert Fishman, que cobre a Netflix.
Novos problemas de transmissão?
Durante a luta de boxe entre Mike Tyson e Jake Paul, muitos assinantes reclamaram de problemas de carregamento da transmissão e congelamento da tela (o Olhar Digital assistiu ao evento e enfrentou poucas situações relacionadas a erros de buffering).
Nos EUA, o empresário Jerry Jones, que participou da transmissão, teve problemas técnicos em seu microfone (não notamos nenhuma condição parecida ou outros erros na transmissão brasileira, realizada por Luis Felipe Freitas e o ex-boxeador Acelino “Popó” Freitas).
Provavelmente por conta desses problemas, a Netflix terceirizou a produção das partidas da NFL para a CBS. Já os programas que serão exibidos antes, durante e depois dos jogos ficarão a cargo da NFL Media.
Em novembro, durante o International Showcase da Netflix, a diretora de conteúdo da empresa, Bela Bajaria, se disse confiante sobre a transmissão da NFL, afirmando que o streamer e sua equipe de engenharia estarão prontos.
Nos EUA, haverá uma mistura de locutores e comentaristas da NFL dos canais CBS, ESPN, NBC, NFL Network e Fox. Segundo fontes do Times, a gigante do streaming está pagando cifras com cinco a seis dígitos, dependendo da função.
Mesmo que haja problemas na transmissão, John Kosner, ex-executivo de mídia digital da ESPN e agora investidor em startups digitais e presidente da Kosner Media, acredita que isso não será capaz de mudar a provável parceria de longo prazo entre a liga e a streamer.
Tendo a pensar que a NFL vê isso como um problema técnico que pode ser resolvido. A natureza de transmitir isso simultaneamente em todos os lugares cria novas oportunidades. Tenho certeza de que todas as partes querem muito que a Netflix resolva isso no dia de Natal. Então, além do constrangimento de RP [Relações Públicas] de curto prazo que aconteceu depois da luta Tyson-Paul, não acho que isso realmente mude as coisas.
John Kosner, ex-executivo de mídia digital da ESPN, investidor em startups digitais e presidente da Kosner Media, em entrevista ao The New York Times
“A sabedoria convencional era que você não poderia colocar seus jogos na escala da internet e ter todos esses usuários simultâneos, mas, é claro, a Amazon provou primeiro que você pode”, complementa.
“A Netflix ainda está na fase de descoberta”, disse Desser. “Esta é uma medida de P&D para eles, e eles aprenderão com isso. Acho que a NFL não gostaria de nada mais do que a Netflix ser uma concorrente séria da próxima vez por uma fatia inteira em vez das migalhas.”
O que diz a Netflix
O Olhar Digital está tentando contato com a Netflix para comentar sobre sua transmissão da NFL e, obtendo resposta, atualizará esta reportagem.