sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaNetflix e Roblox se unem para criar um parque temático digital

Netflix e Roblox se unem para criar um parque temático digital

Os tempos, definitivamente, mudaram. Antigamente, quando uma atração fazia muito sucesso, ela virava brinquedo no McLanche Feliz. Ou ganhava um álbum de figurinhas. Ou um filme no cinema. Em último caso, poderia virar até tema de parque de diversões.

Hoje, a tecnologia permite uma infinidade de outras opções. Sabe essa história do parque? Já não está tão difícil assim de alcançar esse nível. Veja o que fez a Netflix, por exemplo. Em parceria com a plataforma de jogos Roblox, o streaming acaba de lançar o seu próprio parque de diversões – só que no ambiente virtual!

Leia mais

O Nextworld teve o acesso antecipado liberado na última quinta-feira (9). O local é totalmente temático, com as atrações baseadas em séries da Netflix.

É possível se encontrar com o Dustin de Stranger Things, interagir com o Luffy de One Piece e até mesmo a Wandinha! Existem áreas dentro do parque relacionadas a cada uma dessas séries. E, ao entrar nessa área, você pode jogar um mini-game.

Alguns desses jogos parecem bastante elaborados, como o título de terror de sobrevivência Stranger Things: Escape from Hawkins High e o simulador de luta One Piece: East Blue Brawls.

Além disso, os visitantes podem ter acesso antecipado a conteúdos exclusivos do serviço de streaming, como um teaser exclusivo de Jurassic World: Teoria do Caos, a nova animação da franquia, que estará disponível a partir do dia 17 de maio.

Mais sobre a experiência

  • Eu entrei nesse parque e fiquei jogando por meio hora aproximadamente.
  • Sabe aquela história de Metaverso, que teria dado errado?
  • Parece que funciona muito bem dentro do Roblox.
  • Se você nunca jogou, imagine uma plataforma com milhares de games – você pode escolher qualquer um deles.
  • Pode até criar um jogo, se quiser.
  • Eles costumam ser bem simples, mas divertidos.
  • Ou sofisticados, como no caso desse Nextworld, da Netflix.
Imagem: Divulgação/Netflix
  • Você cria seu avatar e começa a caminhar por esse mundo – ou esses jogos.
  • Mais divertido ainda é que a plataforma possui elementos de redes sociais.
  • Ou seja, você pode fazer amizades enquanto joga (a caixa de conversa não parou de apitar nessa meia hora).
  • E, com seus amigos, pode jogar os mesmos games ou até criá-los em parceria.

O Nextworld

  • Voltando a falar nesse parque da Netflix, parece um mundo aberto, de tão grande.
  • A primeira personagem licenciada com quem conversei foi a LadyBug, que me passou umas missões e me ensinou alguns recursos que posso explorar.
  • Na sequência, caminhei pelo local – e a arte é muito bonita.
  • Eu joguei pelo celular, mas você pode baixá-lo em qualquer PC, Mac ou console – até mesmo os de última geração, como o PlayStation 5.
  • Outra coisa: você também pode colecionar itens para decorar o seu Fan Pod, que é uma espécie de espaço virtual que pode ser visitado por amigos.
  • Eis aí mais um elemento de Metaverso.
  • Além das séries que já citei, o parque virtual da Netflix tem ainda atrações ligadas a Cobra Kai, o filme Rebel Moon e até o reality Is this a Cake?
Imagem: Divulgação/Netflix
  • Por fim, existe algo chamado Streamship, que é um espaço compartilhado para assistir a conteúdos da Netflix.
  • A empresa afirma que esta “base dentro do Nextworld” fornecerá “recursos sociais” e incluirá eventos como “estreias e festas de exibição’.

O sucesso de Roblox

Para entender melhor a experiência, o ideal é jogar um pouco de Roblox. E eu garanto que ele vai ocupar pouco espaço do seu smartphone.

Lançado, em 2006, Roblox evoluiu bastante nos últimos anos até se tornar um dos playgrounds virtuais mais populares do planeta.

Dados de agosto do ano passado afirmam que a plataforma tem uma base média de usuários mensais de 214 milhões de jogadores por mês. Sabe quanto isso rende pra dona da marca mais ou menos? Cerca de US$ 7 milhões por dia!!!

A maior parte desse valor vem de microtransações. Os jogadores querem comprar uma roupa nova pro seu avatar. Gastam uns centavos de dólares e são felizes. Não tão felizes como os desenvolvedores, mas vocês entenderam.

Roblox
Roblox (Imagem: Divulgação)

Roblox se tornou tão popular que grandes marcas criaram suas próprias experiências dentro da plataforma. Pois é, a Netflix não foi a primeira nem será a última. Antes dela, a Forever 21, Kellogg’s e até Sega já criaram jogos ou espaços de convivência dentro do servidor.

Um último dado interessante antes de você parar de ler aqui e baixar o app. Ele se tornou muito popular entre os mais jovens. Sim, é usado por pessoas de todas as idades. Mas os mais novos representam uma fatia muito grande. E, nesse aspecto, ponto positivo para o estúdio responsável: o controle parental é bastante rigoroso.

As informações são do Engadget.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui