terça-feira, novembro 5, 2024
InícioEntretenimentoNetflix: dá para dizer que os títulos interativos fracassaram?

Netflix: dá para dizer que os títulos interativos fracassaram?

Black Mirror: Bandersnatch completa 6 anos agora em dezembro. O primeiro filme interativo da Netflix foi um sucesso estrondoso, que parecia apontar para um novo caminho no entretenimento.

Era quase como jogar um videogame realista. Ou ainda uma versão turbinada do antigo Você Decide, da TV Globo. Eu admito que assisti algumas vezes à época, tentando encontrar os 5 finais diferentes da história.

De lá para cá, o serviço de streaming lançou outros títulos nesse formato, mas nenhum deles fez tanto barulho. Após Bandersnatch, em 2019, a companhia até anunciou que investiria recursos nessa empreitada. Mas o retorno não deve ter sido bom, já que o catálogo atual conta apenas com 24 títulos interativos.

E a grande maioria deles está prestes a ser removida dos arquivos da Netflix. A plataforma confirmou a informação ao site gringo The Verge.

Quais títulos vão continuar?

1) Black Mirror: Bandersnatch
2) Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy x Reverendo
3) Você Radical
4) Você Radical com Ranveer Singh e Bear Grylls

  • A remoção terá início no dia primeiro de dezembro.
  • Vale destacar que a Netflix não divulga os números de audiência desses programas.
  • Eles, no entanto, devem ser baixos – pelo menos isso justificaria a decisão – e o pequeno número de lançamentos nos últimos anos.
  • Indagada sobre as remoções pelo The Verge, a porta-voz da plataforma, Chrissy Kelleher, deu uma resposta vaga:

“A tecnologia serviu ao seu propósito, mas agora é limitante, pois nos concentramos em esforços tecnológicos em outras áreas”, disse ela.

Black Mirror: Bandersnatch foi um sucesso em 2018 e 2019, mas nenhum outro título conseguiu repetir o desempenho – Imagem: Netflix/reprodução

Por que a Netflix desistiu dos filmes interativos?

A Netflix não disse de forma categórica que parou de produzir conteúdo interativo. Mas todas as ações adotadas nos últimos meses apontam para isso.

Quando a porta-voz Chrissy Kelleher fala em “esforços tecnológicos em outras áreas”, ela provavelmente pensou nos gastos que a empresa anda tendo com games.

A companhia anunciou em 2021 que começaria a diversificar os negócios, com foco na indústria dos jogos. Você já deve ter visto alguns deles no catálogo da plataforma – embora não deva ter jogado nenhum.

Apesar de atingir uma parcela pequena de assinantes, os games registraram crescimento no ano passado: a procura por eles triplicou dentro da Netflix.

A parceria com marcas fortes, como GTA, ajudou bastante nesse resultado. Assim como os produtos inspirados em sucessos da casa, como Stranger Things.

Segundo fontes ligadas à empresa, a Netflix teria, hoje, mais de 80 jogos em desenvolvimento. Um deles foi anunciado em agosto – e deve ser lançado junto à nova temporada do coreano Round 6.

A Netflix, portanto, teria decidido concentrar seus esforços nesse tipo de jogo – e não mais naquela cópia chique do Você Decide.

As informações são do The Verge.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui