A Netflix iniciou na quinta-feira (6) a maior atualização de seu aplicativo para TV já feita em 10 anos, conforme relatou a Reuters. Segundo o streaming à agência de notícias, o novo visual chega para facilitar a navegação do usuário na página inicial, ajudando os espectadores a decidirem de forma mais rápida o que desejam assistir.
O que muda no app da Netflix na TV?
- Os blocos estáticos contendo os programas e filmes serão substituídos por ‘caixas’ que se estendem assim que o controle remoto pousa sobre eles, dando informações mais rápido sobre o conteúdo;
- Prévias e trailers também serão exibidos na nova caixa, desde que o usuário mantenha o bloco selecionado;
- Além de título e sinopse, o novo compilado de informações também já oferecerá na mesma tela o ano de lançamento, número de episódios e gênero;
- O menu que aparece no lado esquerdo da página inicial do aplicativo também foi alterado. Agora ele ficará no topo da página com as seguintes opções: Pesquisa, Página inicial, Programas, Filmes e Minha Netflix;
- A tela inicial também atenderá ao comando Voltar do controle remoto da sua TV. Isso significa que, caso você esteja no fim da página, basta clicar em Voltar que a tela subirá para o menu principal;
- O novo design será inicialmente testado por um grupo seleto de usuários. A Netflix não divulgou uma data para o lançamento geral da atualização.
As mudanças chegam após uma pesquisa da empresa mostrar que os usuários estavam realizando o que Pat Flemming, executivo da Netflix, chamou de “ginástica ocular”, em entrevista ao The Verge: olhando em várias partes da tela inicial da Netflix, ao tentar encontrar um título interessante. Em suma, foi percebido que o usuário realizava muitos cliques rolando a tela e buscando informações relevantes.
Muitas vezes vemos membros fazendo ginástica com os olhos enquanto examinam a experiência doméstica. Queremos que os membros tenham mais facilidade para descobrir se um título é adequado para eles.
Pat Flemming, diretor sênior de produto da Netflix, ao The Verge.
A empresa pontuou ainda que não está fazendo nenhuma alteração em seu algoritmo de recomendação como parte da reformulação.
Inicialmente, a plataforma testará a nova página inicial entre um pequeno grupo de assinantes que usam TVs inteligentes e outros dispositivos de streaming. Após feedback, e possivelmente alterações, o lançamento deve ocorrer de forma mais ampla.
Se tudo correr bem, o que estamos entusiasmados e esperamos que aconteça, adoraríamos compartilhar isso com a maior parte da base de membros nos próximos meses e trimestres.