terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaNem PlayStation, nem Xbox: a outra estrela da “guerra dos consoles”

Nem PlayStation, nem Xbox: a outra estrela da “guerra dos consoles”

Você pode até não ser fã de games, mas com certeza conhece alguns produtos desse universo – como o icônico Mario, da Nintendo. E a referência escolhida aqui é intencional: a desenvolvedora japonesa de jogos e consoles vem se destacando muito no mercado (principalmente graças ao revolucionário Switch, lançado há sete anos).

Conforme reportado pelo The Wall Street Journal, a Nintendo já vendeu mais de 143 milhões de unidades do console, superando alguns produtos das rivais Sony e Microsoft e tornando-o o terceiro console mais vendido na história – atrás apenas do PlayStation 2 (mais de 155 milhões de unidades vendidas) e do Nintendo DS (mais de 154 milhões de unidades).

Entenda:

  • De acordo com o The Wall Street Journal, a Nintendo já vendeu mais de 143 milhões de unidades do Switch desde seu lançamento em 2017;
  • Com isso, o console é o terceiro mais vendido na história – atrás apenas do PlayStation 2 e do Nintendo DS;
  • Na pandemia, a procura pelo console cresceu bastante – parte disso devido ao seu fator nostálgico e ao tom mais divertido de seus jogos;
  • Mas, acima de tudo, a vantagem da Nintendo está na exclusividade de seus títulos: ao contrário das rivais Sony e Microsoft, os jogos da desenvolvedora japonesa só são disponibilizados em consoles próprios;
  • Apesar disso, os fãs estão sempre em busca de novidades, e, com os lucros diminuindo, a Nintendo já anunciou que vai lançar o Switch 2;
  • Um anúncio formal com mais informações sobre o console está previsto para 2025.
Nintendo Switch é o terceiro console mais vendido da história. (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Ao contrário da Sony e Microsoft, a Nintendo se distanciou dos jogos super realistas e, majoritariamente, focados em um público mais maduro. Com títulos divertidos e a vantagem de ser portátil, a japonesa caiu nas graças de players diversificados e ambientes mais casuais. E, graças a esse aspecto, não é exigido do Switch um hardware tão poderoso quanto os do Xbox e PlayStation.

  • Nintendo Switch: gamers ganharão acessório muito aguardado
  • PS5: como colocar no modo repouso, desligar ou reiniciar
  • Xbox Game Pass: planos Ultimate, PC e Core ficam mais caros; veja novos preços

Nintendo já confirmou lançamento do console Switch 2

O Switch passou por uma explosão de crescimento principalmente durante a pandemia. Em um único trimestre, a Nintendo arrecadou 1 bilhão de dólares com o console – e esse nem foi o pico de vendas. Um grande atrativo é o fator nostálgico do Switch, mas, claro, os fãs gostam de novidades – e a prova disso é que os lucros da fabricante já estão começando a cair.

nintendo switch console pessoa jogando
Switch 2 já foi confirmado pela Nintendo. (Imagem: Danny Schleusser/Unsplash)

Felizmente, a Nintendo já confirmou que o Switch 2 vai ser lançado – com um anúncio formal mais detalhado previsto para 2025. Lembrando que, como já trouxemos anteriormente, rumores indicam que o novo console pode chegar com recursos 4K e qualidade visual semelhante à do PlayStation 5 e da Série X, do Xbox. 

No momento, o grande diferencial da fabricante japonesa são seus jogos exclusivos. Isso porque a Microsoft e a Sony já vem, há algum tempo, investindo na disponibilização de títulos para os consoles da concorrência. No caso da Nintendo, não há escapatória: se você quer encontrar personagens como o já mencionado encanador italiano, o jeito é comprar um console da empresa.

O post Nem PlayStation, nem Xbox: a outra estrela da “guerra dos consoles” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui