A NBA está investigando relatos de que o pivô do Philadelphia 76ers, Joel Embiid, empurrou um jornalista após a derrota do time para o Memphis Grizzlies na noite de sábado (2), por 124 a 107.
Visivelmente irritado, Embiid confrontou o colunista do Philadelphia Inquirer, Marcus Hayes, quando os repórteres entraram no vestiário dos Sixers, de acordo com a Associated Press.
Hayes publicou uma coluna em 23 de outubro criticando Embiid por não estar preparado para a temporada. Na coluna, o jornalista fez referência ao falecido irmão de Embiid, Arthur, e seu filho de 4 anos.
“Da próxima vez que você mencionar meu irmão morto e meu filho novamente, você verá o que eu vou fazer com você e eu terei que viver com as consequências”, disse Embiid a Hayes, de acordo com a AP.
O atleta supostamente continuou falando mal do jornalista, que eventualmente ofereceu um pedido de desculpas ao pivô dos 76ers. No entanto, Embiid recusou as tentativas de Hayes de fazer as pazes.
Depois de dizer que não se importa com o que os repórteres dizem, Hayes interrompeu dizendo que o jogador se importava, levando Embiid a falar mais alto.
Embiid então empurrou Hayes no ombro e o chefe de relações públicas do time se colocou entre eles.
Um porta-voz da NBA disse à CNN que a liga iniciou uma investigação sobre o incidente. “Estamos cientes dos relatos de um incidente no vestiário dos Sixers esta noite e estamos iniciando uma investigação”, disse o porta-voz.
A CNN entrou em contato com o Philadelphia 76ers, o agente de Embiid e o Philadelphia Inquirer, mas não obteve resposta imediata.
Hayes, em sua coluna, mencionou o falecido irmão e filho de Embiid enquanto questionava o profissionalismo do jogador.
“Joel Embiid consistentemente aponta para o nascimento de seu filho, Arthur, como o principal ponto de inflexão em sua carreira. Ele frequentemente diz que quer ser grande para deixar um legado para o garoto que leva o nome de seu irmãozinho, que morreu tragicamente em um acidente de automóvel quando Embiid estava em seu primeiro ano como um 76er”, escreveu Hayes.
“Bem, para ser ótimo no seu trabalho, primeiro você tem que aparecer para trabalhar. Embiid tem sido ótimo exatamente no oposto. Agora, em sua 11ª temporada, ele tem estado consistentemente em más condições”, continuou Hayes. “Este mau condicionamento aparentemente parece ter atrasado sua estreia nesta temporada”.
Na sexta-feira, Embiid rebateu as críticas recentes sobre suas ausências, mencionando especificamente Hayes.
“Quando vejo as pessoas dizendo ‘ele não quer jogar’, eu fiz muito por esta cidade, me colocando em risco, e as pessoas falam isso. Eu acho que isso é besteira”, disse Embiid.
“Marcus, eu fiz muita coisa por essa p**** de cidade para ser tratado assim. Fiz muita coisa. Eu queria ter a mesma sorte que os outros, mas isso não significa que eu não esteja fazendo o que for preciso para estar lá, e eu vou estar”.
Os 76ers foram multados em US$ 100.000 (R$ 570.000) pela NBA na sexta-feira (1º) por declarações públicas feitas pelo presidente da equipe, Daryl Morey, e pelo técnico Nick Nurse, que eram inconsistentes com seu estado de saúde e violavam as regras da liga.
Em setembro, Embiid assinou uma extensão de contrato de três anos com os 76ers. Ele não jogou nenhuma partida nesta temporada, e o time está em 1-4 após a derrota de sábado à noite.