A noite de segunda-feira (22) foi histórica na NBA! E o curioso é que ela aconteceu justamente no dia em que foi celebrado o aniversário de 18 anos dos 81 pontos do ala-armador Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, sobre o Toronto Raprtos.
O protagonista foi o atual MVP da liga, o pivô Joel Embiid, que marcou 70 pontos na vitória da franquia do Philadelphia 76ers sobre o San Antonio Spurs por 133 a 123. O feito garantiu o recorde de pontos em uma única partida na história da franquia ao camaronês naturalizado americano.
Além disso, somente ele e Michel Jordan, em 1990, tiveram um jogo com ao menos 65 pontos, 15 rebotes e cinco assistências. O Air fez 69 pontos, 18 rebotes e seis assistências contra o Cleveland Cavaliers, enquanto The Process, além dos 70 pontos, conseguiu 18 rebotes e cinco assistências contra o Spurs.
Pelo lado derrotado, o ala-pivô francês Victor Wembanyama se destacou com 33 pontos, sete rebotes, duas assistências e dois tocos. Mas não foi apenas isso o que aconteceu.
O ala-pivô Karl-Anthony Towns anotou 62 pontos na derrota do Minnesota Timberwolves para o Charlotte Hornets por 125 a 128. O número representa o recorde na história da franquia e na carreira do jogador da Seleção Dominicana. Ele acertou dez de 15 tentativas de bolas de três, pegou oito rebotes e distribuiu duas assistências.
Outro que conseguiu uma grande noite foi Kevin Duran. O ala fez 42 pontos, com 40% de aproveitamento na bola de três, e conseguiu seis rebotes, oito assistências, dois tocos e um roubo. Além disso, fez o game winner que garantiu a vitória do Phoenix Suns sobre o Chicago Bulls, por 115 a 113.
WATCHING ON REPLAY ALL NIGHT LONG! pic.twitter.com/EEw60HC8Uf
— Phoenix Suns (@Suns) January 23, 2024
A vitória do Boston Celtics sobre o Dallas Mavericks por 119 a 110 foi um duelo à parte entre três grandes pontuadores. Pelo lado visitante, Jayson Tatum marcou 39 pontos e foi acompanhado por 34 pontos de Jaylen Brown. Pelos donos da casa, Luka Doncic não deixou barato e conseguiu um triple-double: 33 pontos, 18 rebotes e 13 assistências.
O ala-pivô grego Giannis Antetokounmpo também contribuiu decisivamente para a vitória do Milwaukee Bucks sobre o Detroit Pistons por 122 a 113. Ele também conseguiu três dígitos duplos: 31 pontos, 17 rebotes e dez assistências, além de três roubos e dois tocos.