Um barulho estranho foi identificado pelo astronauta da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) Butch Williams na espaçonave Starliner, da Boeing, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS).
Em uma transmissão, o cientista relatou ao atendente que respondeu ao seu chamado um som vindo do alto-falante similar a um “ruído pulsante, quase como um sonar”.
“Há um ruído estranho vindo do alto-falante. Eu não sei se você pode se conectar à Starliner. Vou ficar de olho nisso”, disse o astronauta. E continuou: “Não sei o que está causando, mas talvez a conexão entre aqui e aí esteja fazendo isso acontecer.”
Após Butch mostrar o barulho estranho, o atendente — que disse não ter conseguido identificar o problema através da conexão com a espaçonave — disse: “Só para ter certeza de que estamos na mesma página: isso está emanando do alto-falante da Starliner. Você não notou mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma outra configuração estranha aí?”
O astronauta, então, negou que exista outro comportamento estranho acontecendo na nave. Escute o áudio completo aqui.
Há mais de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) Suni Williams e Butch Wilmore foram enviados no voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, para passar uma semana no satélite, mas o veículo não foi considerado seguro para garantir o retorno dos cientistas à Terra.
A Nasa definiu que seus dois astronautas irão retornar para a Terra em uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, em fevereiro de 2025.
A espaçonave Starliner, entretanto, irá desacoplar da ISS no dia 6 de setembro, por volta das 19h (horário de Brasília) e passará cerca de seis horas manobrando mais perto de casa antes de pousar por volta da 1h no Porto Espacial White Sands, no Novo México.