quinta-feira, fevereiro 6, 2025
InícioCiência e tecnologiaNave espacial captura imagens do Espaço em trajeto até a Lua

Nave espacial captura imagens do Espaço em trajeto até a Lua

A Firefly Aerospace, com sede no Texas, anunciou que a nave espacial Blue Ghost capturou suas primeiras imagens da Lua enquanto orbitava a Terra.

As imagens, divulgadas na segunda-feira 3, na plataforma social X, mostram a Lua vista do convés superior do módulo lunar, que possui dois metros de altura. O registro também tem um close do orbe lunar.

Foto da Lua a partir da órbita da espaçonave Blue Ghost ao redor da Terra | Foto: Divulgação/Firefly Aeroespacial
Foto da Lua a partir da órbita da espaçonave Blue Ghost ao redor da Terra | Foto: Divulgação/Firefly Aeroespacial

Desde o dia 15 de janeiro, quando foi lançado a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, o Blue Ghost tem orbitado a Terra.

A nave registrou imagens e vídeos, incluindo o momento em que a Terra eclipsou o Sol, mergulhando o módulo em breve escuridão.

Em 31 de janeiro, a Firefly divulgou imagens da Terra eclipsando a Lua enquanto o módulo estava em órbita.

Objetivos da missão Blue Ghost

“As primeiras imagens da Lua e do Blue Marble da Firefly capturadas pelo nosso módulo lunar Blue Ghost incorporam tudo pelo que essa equipe ousada e imparável trabalhou arduamente nos últimos três anos”, afirmou Will Coogan, engenheiro-chefe do projeto Blue Ghost. “E estamos apenas começando”.

A espaçonave deve deixar a órbita terrestre em cerca de uma semana, começando uma jornada de quatro dias até a Lua, com pouso previsto para o dia 2. O Blue Ghost orbitará a Lua por 16 dias antes de tentar a descida à superfície lunar.

A missão do Blue Ghost inclui transportar dez instrumentos científicos e tecnológicos da NASA, como parte da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), que visa a coletar e enviar dados da Lua. Este projeto faz parte do programa Artemis da NASA, que busca estabelecer uma presença sustentável na Lua.

De acordo com o blog Artemis da NASA, todos os instrumentos a bordo estão em “estado saudável” e operando conforme esperado. Jason Kim, CEO da Firefly, expressou entusiasmo em compartilhar as imagens capturadas pelo módulo.

“Há um fenômeno chamado brilho do horizonte lunar (luz dispersa causada por partículas eletrostáticas flutuantes) que apenas os astronautas da Apollo 15 e 17 viram com seus olhos”, comentou Kim. Ele destacou que a intenção é capturar esse fenômeno em vídeo de alta definição 4K para compartilhar mundialmente.

Empresa planeja capturar imagens da Lua avermelhada durante eclipse total

A empresa planeja captar imagens em alta definição de um eclipse lunar total, visível entre os dias 13 e 14 de março para Europa Ocidental, partes da Ásia, Austrália, oeste da África, Américas e Antártida. Durante o evento, a Terra se posicionará entre a Lua e o Sol, deixando a Lua avermelhada.

O pouso do Blue Ghost está previsto no lado próximo da Lua, no extremo leste, perto de Mons Latreille, uma formação vulcânica em Mare Crisium, conhecida como “Mar das Crises”.

Depois do pouso, o módulo realizará operações de superfície por um dia lunar, cerca de 14 dias terrestres, antes de enfrentar a noite lunar, quando baixas temperaturas interromperão suas operações.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui