A espaçonave Dragon, da SpaceX, deve dar um “empurrãozinho” à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (8). A empresa deve encarar a experiência como um teste enquanto se prepara para assumir a missão de tirar a ISS de órbita até 2030.
A Dragon atracou na Estação Espacial nesta terça-feira (5), e planeja acionar seus motores por cerca de 12 minutos na sexta, conforme esclareceram autoridades da Nasa e da SpaceX em uma coletiva de imprensa, segundo o portal Space.com.
Ao longo do tempo, a atmosfera terrestre puxa a estrutura da ISS para mais perto do planeta, tornando esses pequenos “empurrões” de naves espaciais necessários para que ela siga em órbita, a aproximadamente 400 km acima da Terra. Essa será a primeira vez que a Dragon desempenhará esse papel.
A SpaceX foi a empresa incumbida de “rebocar” a estrutura da ISS de volta para a Terra. O laboratório espacial deve se aposentar e sair de órbita até 2030, data limite definida para que seja desativado e caia no mar.
O teste realizado com a geração atual da nave vai permitir que a SpaceX entenda quais os desafios que uma futura Dragon terá que enfrentar ao assumir a responsabilidade de trazer a enorme estrutura da ISS de volta para casa.
Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner