domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaNaufrágio de navio de guerra é descoberto após mais de 100 anos

Naufrágio de navio de guerra é descoberto após mais de 100 anos

Um submarino alemão afundou um navio de guerra britânico em 15 de outubro de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. Mais de 100 anos depois, pesquisadores localizaram os destroços da embarcação no Mar do Norte.

A história por trás do naufrágio

  • Segundo a equipe responsável pela descoberta, os materiais encontrados faziam parte do HMS Hawke, um cruzador de 118 metros de comprimento que afundou com 524 pessoas a bordo.
  • Apenas cerca de 70 tripulantes conseguiram escapar em botes salva-vidas.
  • O naufrágio foi considerado um ponto de virada na guerra, já que os britânicos não imaginavam que os submarinos alemães conseguissem ter tamanho alcance na época.
  • Historiadores apontam que a embarcação do Reino Unido foi designada para bloquear o continente, uma tática que manteve a maior parte da Marinha Imperial Alemã fora de operação durante a guerra.
  • No entanto, os submarinos evitaram um bloqueio total e possibilitaram que diversos navios de guerra aliados fossem afundados.
  • As informações são do Live Science.
Restos do navio encontrados no fundo do mar (Imagem: Charlie Comrie/Lost in Waters Deep)

Leia mais

Navio foi encontrado em boas condições

Os destroços do navio de guerra forma localizados a uma profundidade de 110 metros, nas proximidades de uma cidade costeira no nordeste da Escócia. A descoberta do local aconteceu após análises de relatos do naufrágio, bem como do diário de bordo do submarino alemão.

Foram produzidas cartas náuticas eletrônicas e em papel para a área. Num primeiro momento, as equipes de mergulho não encontraram nada. Após algumas alterações usando medições de GPS, no entanto, foi possível localizar a embarcação afundada.

Pesquisadores grupo Lost in Waters Deep foram responsáveis pela descoberta (Imagem: Charlie Comrie/Lost in Waters Deep)

Segundo os pesquisadores, muitos dos decks ainda estão no lugar. Além disso, há uma passarela maravilhosa na parte de trás da popa e muitas armas preservadas. O navio ainda passará por uma série de análises para tentar revelar mais segredos sobre este acontecimento histórico.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui