No início deste ano, uma dupla de pai e filha fizeram uma descoberta no mínimo inesperada: um naufrágio de 152 anos. Tim e Henley Wollak estavam passeando de barco para pescar na costa da Ilha Verde do Lago Michigan, quando notaram algo incomum no radar de localização.
Intrigado, Tim levou as fotos até o Programa de Preservação Marítima e Arqueologia, que faz parte da Sociedade Histórica de Wisconsin. Em 4 de dezembro de 2023, especialistas foram até o local investigar o naufrágio usando um veículo operado remotamente equipado com uma câmera.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
O que foi descoberto
- Eles descobriram que o naufrágio era um veleiro de madeira de três mastros.
- É possível que sejam restos da embarcação George L. Newman, originalmente construída em 1855, no Rio Negro, em Ohio.
- Na noite de 8 de outubro de 1871, o navio encalhou após dificuldade em enxergar através da densa fumaça produzida pelo incêndio de Peshtigo — um dos mais devastadores da história dos Estados Unidos, com mais de 1.200 vidas perdidas.
- As informações são do Iflscience.
A fumaça do fogo era tão espessa que o faroleiro próximo teve que manter a luz acesa mesmo durante o dia. Após navegar às cegas e encalhar, a tripulação foi resgatada antes do navio afundar e ser redescoberto em agosto de 2023.
Os pesquisadores planejam investigar mais detalhes sobre os destroços em meados de 2024.
Outro navio desaparecido também foi encontrado por acaso
Um navio desaparecido desde 1895 também foi encontrado de uma forma bastante inusitada. Dois documentaristas estavam produzindo um filme sobre mexilhões quando descobriram a embarcação no fundo do Lago Huron, também nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre a descoberta aqui.