O eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira, 8. O fenômeno pode ser visto em países da América do Norte e, parcialmente, na Europa e em outros locais. No entanto, aqueles que estão no Brasil podem acompanhá-lo por meio das redes sociais e canais da Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos.
A transmissão começou às 14h (horário de Brasília), mas o eclipse ocorrerá a partir das 15h07, na costa do Pacífico do México. Depois, o fenômeno passará pelos Estados Unidos (EUA) e Canadá.
O que é o eclipse solar?
O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol. Quando isso acontece, os raios solares são bloqueados. O evento astronômico, que ocorre hoje, ocorre porque a Lua cruza o plano da órbita terrestre.
A agência aeroespacial norte-americana espera contar com mais de 90 minutos de imagens, para fazer a análise científica.
Os cientistas já enviaram suportes de rastreamento para mais de 70 pessoas. Eles estão posicionados ao longo do caminho do eclipse, nos EUA e no México.
No Brasil, o último eclipse solar total que pôde ser visto ocorreu em 1994. Na ocasião, os brasileiros de quase todo o país puderam acompanhar o evento astronômico.
Em 14 de outubro de 2023, espectadores brasileiros também puderam acompanhar o eclipse solar. Na ocasião, o fenômeno ocorreu parcialmente, na forma anular — quando o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua.