O helicóptero Ingenuity da NASA, a primeira aeronave a voar em Marte, perdeu contato com os controladores durante o seu 72º voo na quinta-feira, 18 de janeiro.
Em uma atualização na sexta-feira, 19 de janeiro, os oficiais da NASA informaram que os dados enviados pelo Ingenuity ao rover Perseverance durante o voo indicaram que ele atingiu com sucesso sua altitude máxima planejada de 40 pés (12 metros).
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Entretanto, as comunicações entre o helicóptero e o rover foram interrompidas antes do pouso, durante a descida planejada. A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer a comunicação.
Helicóptero Ingenuity está em Marte desde 2021
O Ingenuity e o Perseverance pousaram juntos em fevereiro de 2021 na Cratera Jezero, que tem 45 quilômetros de largura e abrigava um grande lago e um delta de rio bilhões de anos atrás.
Enquanto o Perseverance busca evidências de vida passada em Marte e coleta amostras para um futuro retorno à Terra, o Ingenuity atua como um explorador para o rover, em uma missão estendida concedida pela NASA após o sucesso da campanha inicial de demonstração de tecnologia com cinco voos na primavera de 2021.
Pode ser a hora de o Perseverance retribuir e ajudar seu pequeno primo robótico. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que gerencia as missões de ambos os robôs, sugeriu a possibilidade de se aproximar para uma inspeção visual, pois o Perseverance está atualmente fora da linha de visão do Ingenuity.
Com mais de 128 minutos no ar e uma distância total percorrida de 17,7 quilômetros ao longo de seus 72 voos em Marte, o futuro do Ingenuity permanece incerto. A comunidade aguarda para ver se os controladores do Ingenuity conseguirão restabelecer o contato com este revolucionário helicóptero, o primeiro veículo a explorar os céus de um mundo além da Terra.