A Nasa, agência espacial americana, planeja lançar, na quinta-feira (8), um satélite para para avaliar os “sinais vitais” da Terra. O objetivo é estudar a saúde dos oceanos e da atmosfera diante das mudanças climáticas.
O satélite, chamado Pace (Plankton, Aerosol, Cloud, Ocean Ecosystem, que significa “Plâncton, Aerosol, Nuvem e Ecossistema do Oceano”, em tradução livre do inglês), estará abordo do foguete SpaceX Falcon 9 e será lançado de Cabo Canaveral, no centro da Flórida, nos Estados Unidos.
A previsão é de que o satélite seja lançado por volta das 3h33 da manhã, no horário de Brasília. Anteriormente, o lançamento estava previsto para terça-feira (6), mas foi adiado devido às condições climáticas. O lançamento foi, então, remarcado para esta quarta (7), mas foi novamente adiado devido a “ventos terrestres” que impediram as verificações de pré-lançamento.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o Pace será colocado em uma órbita mais distante que a Estação Espacial Internacional (ISS), a cerca de 677 quilômetros da Terra. Na visão da oceanógrafa da Nasa, Violeta Sanjuan, essa é uma missão revolucionária, já que fornecerá detalhes do oceano, especialmente sobre as microalgas (fitoplâncton).
Com os dados obtidos pela missão, será possível analisar como os oceanos e a atmosfera interagem e regulam o clima terrestre. Isso porque o fitoplâncton é mais eficiente em capturar dióxido de carbono e liberar oxigênio do que as plantas terrestres. Portanto, essas microalgas são importantes para o combate às mudanças climáticas.
O lançamento do satélite Pace será transmitido ao vivo pelo canal da Nasa no YouTube, além dos canais Nasa + e Nasa TV, a partir da 2h45 no horário de Brasília.
Você pode conferir a transmissão abaixo também: