Em uma nova expedição por Marte, a nave espacial Rover Perseverance, da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), descobriu uma nova rocha que, por apresentar listras em sua superfície, foi apelidada como “zebra”.
A descoberta aconteceu durante uma nova expedição da nave, que busca encontrar rochas antigas que podem ensinar sobre a história de Marte. Segundo o publicado pelo site oficial da Nasa, a equipe científica envolvida no descobrimento acredita que essa rocha tem uma textura diferente de qualquer outra vista em todo o planeta.
O motivo da textura incomum da rocha ainda é desconhecido pelos pesquisadores, mas as primeiras interpretações são de que processos metamórficos, ou seja, transformações geológicas, podem ter criado suas listras. Cientistas ainda possuem esperança de encontrar mais desse novo tipo de pedra.
A “rocha zebra” foi descoberta “por acaso” pelos pesquisadores em 13 de setembro. A equipe informou que avistou à distância a aparência estranha do pedregulho e conseguiu captar uma imagem dele pela Navcam, tipo de câmera usado em algumas naves espaciais.
Veja a “rocha zebra”:
Robô da Nasa quebra rocha e revela cristais inéditos em Marte