Este ano foi agitado para a NASA, com lista sólida de missões históricas e marcos inspiradores que continuam a empurrar os limites da exploração humana.
A agência espacial estadunidense compartilhou novo vídeo mostrando suas conquistas em 2023, desde o retorno bem-sucedido da sua primeira amostra de asteroide até os planos de novo motor de foguete nuclear térmico destinado a futuras missões tripuladas à Marte.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
O Space.com aponta, ainda, que a NASA também destaca no vídeo o progresso feito com o programa Artemis, sua iniciativa ambiciosa destinada a levar humanos de volta à Lua. O administrador da NASA, Bill Nelson, afirma no vídeo: “A NASA realiza coisas grandes. Coisas que nos inspiram. Coisas que nos unem. Coisas que mostram que nada está além do nosso alcance”.
Veja o vídeo abaixo:
Este ano, a Estação Espacial Internacional (ISS) comemorou 25 anos em órbita, juntamente com novo recorde estabelecido pelo astronauta da NASA, Frank Rubio, para o voo espacial mais longo dos Estados Unidos. Rubio passou 371 dias consecutivos no laboratório em órbita.
O Telescópio Espacial James Webb, da NASA, também celebrou seu primeiro ano de ciência com a divulgação de imagem inédita da formação de estrelas na nuvem complexa de Rho Ophiuchi, vizinha da Terra.
Missão OSIRIS-REx e estudos sobre asteroides
- Em 24 de setembro, a missão OSIRIS-REx retornou amostra intacta de material da superfície do asteroide Bennu à Terra, concluindo sua missão de sete anos;
- Agora, conhecida como OSIRIS-APEX, a sonda está indo em direção a outro asteroide chamado Apophis, embora desta vez ela não vá coletar amostras físicas;
- A missão OSIRIS-REx representa a primeira missão dos EUA a retornar amostra coletada de um asteroide, oferecendo novas perspectivas sobre a formação de nosso sistema solar há mais de 4,5 bilhões de anos;
- A NASA está se preparando para outra missão em asteroide com o lançamento da missão Psyche em 13 de outubro de 2024;
- O alvo desta missão é um asteroide rico em metal chamado 16 Psyche, que orbita o Sol entre Marte e Júpiter;
- Seu alto teor de metal sugere que o asteroide pode ser o núcleo parcial de um planetesimal – bloco de construção de um planeta primitivo – o que traria novas informações sobre a formação de planetas.
Artemis e planos
A agência espacial também anunciou os quatro astronautas que estão programados para voar na Artemis II – a primeira missão tripulada no programa da NASA para estabelecer presença de longo prazo na Lua – bem como parceria com a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) para desenvolver motor de foguete nuclear térmico até 2027, que permitiria viagens espaciais de longa distância em preparação para missões tripuladas a Marte.
O protótipo do traje espacial desenvolvido pela Axiom Space para a missão Artemis III da NASA, que levará astronautas, incluindo a primeira mulher, à Lua, até 2025, também foi apresentado este ano.
“Estamos voltando para a lua, para viver, trabalhar, desenvolver, inovar – para ir a Marte”, disse Nelson no vídeo. “Este é o poder do nosso programa espacial: ele une as pessoas. Ele as reúne. Juntos, estamos indo para a Lua, para Marte e além”.