Na última sexta-feira, 21, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a semana de mais um ciclo de viagens pelo Brasil. Ele marcou presença em eventos no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro.
No ano passado, Lula disse que 2024 seria um ano de muitas viagens, dedicadas a visitas em obras e auxílio para aliados nas eleições municipais. Até o fim de junho, já visitou 12 Estados brasileiros. Desse total, em quatro ele registrou derrota para o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. O levantamento é do portal Poder360.
Ao todo, Lula realizou 35 viagens às unidades federativas, mas 20 delas foram para São Paulo (oito), Rio de Janeiro (sete) e Rio Grande do Sul (cinco). Ele perdeu para Bolsonaro nesses três locais. Além desses, o outro Estado onde esteve e que perdeu para o opositor foi Mato Grosso do Sul, uma vez.
A agenda em Mato Grosso do Sul foi breve. O pouso de Lula ocorreu às 9h30 do horário local, que tem fuso de uma hora a menos do que Brasília. Às 13h30 do horário local, partiu para São Paulo.
As viagens de Lula
Além das agendas em SP, RJ, RS e MS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou outros oito Estados. Em todos eles, o petista venceu Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022.
Desses, os destinos mais recorrentes são Bahia e Minas Gerais, com três vezes cada. Lula ainda visitou Pernambuco (duas), Ceará (duas), Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí.
Sem contar o Distrito Federal, os que não aparecem na lista são Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina — locais onde Bolsonaro venceu. Há ainda Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, que tiveram vitória de Lula.
As eleições municipais de 2024 ocorrem em dois turnos, se necessário, nos dias 6 e 27 de outubro. Atualmente, o partido de Lula, PT, é a 10ª sigla com mais prefeitos no Brasil, com 227 de mais de 5 mil municípios.