Durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, reafirmou medidas contra invasões rurais no Estado. Ele enfatizou que “não haverá mais nem Carnaval Vermelho, nem Abril Vermelho” em São Paulo.
A declaração faz referência às ações da Frente Nacional de Luta (FNL), dissidência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que realiza invasões em áreas rurais. Derrite destacou que a pasta orientou os produtores rurais a ingressarem na Justiça, “para que a gente pudesse desmobilizar essas invasões”.
Derrite expande Giar para todo o Estado

O governo estadual anunciou a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todo o Estado. Antes, ele era restrito às cidades de Botucatu e Itatinga. A medida visa a fortalecer a segurança no campo e prevenir novas invasões de terras.
“Aprendemos a lição de 2023”, disse Derrite, em referência a propriedades invadidas no ano mencionado na região do Pontal do Paranapanema. “Não haverá mais nem Carnaval Vermelho nem Abril Vermelho. Aqui em São Paulo é o Abril e o Carnaval Verde e Amarelo.”
Conforme a pasta da Segurança Pública, a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural busca garantir um ambiente seguro para os produtores rurais. A iniciativa mostra o compromisso do Estado e da gestão do governador Tarcísio de Freitas com a proteção da propriedade privada.