Na última semana, viralizou nas redes sociais um incidente em um voo da Gol que envolveu uma disputa por assento na janela do avião. Eluciana Cardoso, passageira que gravou Jeniffer Castro, não conhecia os envolvidos na confusão. O programa Fantástico, da Rede Globo, entrevistou os passageiros neste domingo, 8.
A confusão ocorreu quando Aline Rizzo, acompanhada por seus filhos e outros familiares, embarcou no avião. Arthur, filho de 4 anos de Aline, sentou-se no assento comprado por Jeniffer, outra passageira. O menino queria ficar ao lado da avó, o que resultou em um impasse quando Jeniffer chegou e pediu para sentar no lugar que havia comprado.
Jeniffer pediu educadamente que Aline acomodasse o filho em outro local. “Entrei no avião, fui procurar meu assento”, afirmou Jeniffer ao Fantástico. “Cheguei lá, a criança estava no meu lugar. Aí eu falei: ‘Olha, esse é meu assento’”.
Depois de mudar de lugar, Arthur começou a chorar. O garoto estava sentado à janela, ao lado da mãe, mas queria voltar para o lugar de Janiffer, para sentar ao lado da avó. A situação chamou atenção de outros passageiros, foi então que Eluciana decidiu intervir.
Eluciana tentou moderar a situação com Jeniffer, mas, ao ver a recusa dela em trocar de lugar, decidiu gravar a cena. “Ela tirou o celular do bolso e falou assim: ‘Agora vou deixar ela famosinha’”, comentou Poliane Araújo, madrinha da criança, que estava no voo.
Rosto de Jeniffer Castro deveria ter sido ocultado

O vídeo viralizou, depois de ser compartilhado por Marianna, filha de Eluciana, que tentou ocultar o rosto de Jeniffer. Marianna conta que chegou a editar o vídeo para não mostrar a passageira, mas enviou a publicação errada para a internet.
O vídeo, inicialmente enviado por Eluciana à filha, gerou críticas e ataques, especialmente contra Aline, que foi erroneamente identificada como autora da gravação.
“Não agredi, não xinguei, não filmei”, contou Aline ao Fantástico. “Foi outra passageira. E estou sendo odiada, atacada, ameaçada, xingada, ofendida. Minha família, meus filhos.”
A Gol Linhas Aéreas afirmou que a tripulação não foi acionada e não identificou riscos à segurança do voo. A empresa informou que trocas de assento são feitas apenas em situações específicas, como saídas de emergência ou questões de segurança operacional.
Ao Fantástico, Eluciana disse estar arrependida pela ação e teria perdido o controle no voo. “Peço desculpas para Jeniffer”, afirmou. “Peço desculpas para Aline. Para o Arthur. Para família. E para minha filha. Peço desculpas para mim. Por eu achar que tinha sido forte naquele momento. E não fui. Poderia ter evitado.”
A disputa ainda está em discussão na Justiça. A advogada de Jeniffer informou que vai processar os responsáveis pelo vídeo por difamação e injúria.