Pela primeira vez na história, uma montadora chinesa ficou no top 10 global em vendas de automóveis em um trimestre. Foram mais de 730 mil carros vencidos no período de janeiro a março deste ano. Você arrisca um palpite de que empresa é esta?
Leia mais
Montadora ultrapassou marcas como Mercedes-Benz e BMW
- Segundo um ranking global de vendas compilado a partir de divulgações de empresas e dados da empresa de pesquisa MarkLines, o Zhejiang Geely Holding Group ficou entre as dez montadores com mais vendas de veículos no mundo no período.
- O grupo Geely, como é mais conhecido, havia ficado em 12º lugar no primeiro trimestre de 2023, e agora ultrapassou marcas renomadas como Mercedes-Benz e BMW.
- No total, o volume de vendas da marca chinesa subiu 27% no período de um ano.
- As montadoras chinesas BYD, Changan Automobile, Chery Automobile e SAIC Motor ficaram entre as 20 melhores.
Aumento expressivo nas exportações de veículos para fora da China
Analistas destacam que, com o feriado prolongado do Ano Novo Lunar caindo no primeiro trimestre, as montadoras chinesas tiveram menos dias para vender. Mesmo assim , o resultado foi muito positivo, com as cinco principais empresas do setor na China aumentando o volume de vendas em mais de 20%.
Um dos principais destaques foi a venda de carros elétricos. A Volvo Car, que faze parte do guarda-chuva do grupo Geely, teve um aumento nas vendas de 12%, por exemplo. As exportações da empresa chinesa também tiveram uma subida expressiva: 43%.
O ranking de maior número de vendas de carros no primeiro trimestre deste ano é liderado pela Toyota. A empresa comercializou 2,52 milhões de veículos no período, uma queda de 5% em relação ao ano passado. A segunda posição ficou com a Volkswagen, com 2,1 milhões de veículos, alta de 3%. Já o terceiro colocado foi a Hyundai, que registrou 1,76 milhão de vendas, uma diminuição de 2%.