O prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin (PL), afirmou que os municípios do Rio Grande do Sul ainda não receberam os recursos que deveriam ter sido enviados pelo governo federal. Ele deu a declaração nesta sexta-feira, 10, em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro.
“Não chegou nada”, disse o prefeito. “Estamos praticamente há uma semana sem dormir. Me disseram que viriam R$ 300 mil, e esse valor não veio. Agora falaram que tenho de esperar um cartão.”
A conversa do prefeito de Farroupilha com Paulo Pimenta
Fabiano Feltrin também falou sobre a discussão que teve com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito revoltado com o ministro. Na ligação, Feltrin cobrou o petista por ajuda ao Estado.
O prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin, irritou-se com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
Farroupilha é mais uma das cidades afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul.
Segundo o prefeito, faltam recursos para lidar com a… pic.twitter.com/F4OPFmtUxf
— Revista Oeste (@revistaoeste) May 9, 2024
O prefeito de Farroupilha disse a Oeste que o conflito com Paulo Pimenta está relacionado a outro vídeo, em que Feltrin denuncia o governo federal por causa da falta de recursos. “Como até agora não recebemos, os assessores do ministro ligaram e intimidaram meus assessores para que o vídeo fosse retirado”, afirmou.
Na ligação, Paulo Pimenta disse ao prefeito de Farroupilha que Lula viu o vídeo. Por esse motivo, o ministro “ligou e intimidou”. “No mesmo momento em que buscamos acolhimento do governo federal”, disse o prefeito. “Foi por esse motivo que fiquei bravo.”
Não houve planejamento — nem da União, nem do Estado
Feltrin disse que “os governos anteriores não fizeram ações de prevenção”. Além disso, há um forte problema de tratamento de água e saneamento no Rio Grande do Sul. “Não há planejamento, nem da União, nem do Estado”, disse.
O prefeito ainda apelou ao governo federal para que desburocratize as ajudas que deveriam chegar ao Estado.
Feltrin aproveitou a entrevista para exaltar os voluntários que trabalham para ajudar os afetados pelas inundações. “Se não fossem os voluntários, as comunidades, quem limparia as ruas?”, perguntou. “Quem está com a mão na massa? É a própria comunidade.”
Além disso, o prefeito disse que é necessário retomar os acessos às estradas. Isso porque, segundo ele, há uma necessidade de chegar a Porto Alegre. A capital gaúcha é a cidade que possui hospitais com especializações que outras cidades pequenas não têm.
“Para o Estado, isso é um grande desafio”, afirmou o prefeito de Farroupilha. “Vai depender de recursos da União. Isso não pode esperar, porque as pessoas estão ilhadas.”