Rafael Nadal venceu neste domingo (28) o húngaro Marton Fucsovics, pela primeira rodada do torneio de tênis masculino dos Jogos Olímpicos de Paris. O espanhol vai encarar o sérvio Novak Djokovic na segunda rodada do torneio. O tenista venceu Fucsovics por 2 sets a 1 com parciais de 6-1, 4-6 e 6-4.
Nadal manteve o suspense sobre a sua participação no torneio olímpico de simples até o último momento. O atleta enfrentou problemas físicos e atuou diante do húngaro com uma proteção na coxa direita.
Djokovic superou o australiano Matthew Ebden na estreia com uma vitória tranquila. O sérvio fez 6-0 e 6-1 para despachar o adversário.
O espanhol segue em busca da terceira medalha olímpica. Nadal foi campeão de simples (Pequim 2008) e duplas (Rio 2016). Djokovic tem uma medalha olímpica: foi bronze em 2008.
Conectado desde o primeiro ponto com a energia que lhe foi transmitida das arquibancadas quase lotadas da quadra central Philippe Chatrier, Nadal começou firme, quebrou o saque do adversário no segundo game e não parou até fazer 3-0.
O húngaro esboçou uma reação, mas foi apenas uma tentativa que foi minimizada pela superioridade do tênis do espanhol que se movimentou bem, apesar dos problemas que teve com os “drop shots” de Fucsovics, e sacou com firmeza para fazer 6-1 na primeira parcial.
“Dono” da quadra central de Roland Garros, Grand Slam do qual é o maior vencedor com 14 títulos, Rafael Nadal viu o adversário levar a vantagem para 3-0 no segundo set, mostrando bom nível e apostando na movimentação do espanhol por toda a quadra. Ele tentou resistir, mas o húngaro venceu o set por 6-4.
Com energias renovadas, o astro começou bem o terceiro, mas desperdiçou dois break points e o húngaro fez 2-1. Mas o espanhol estava determinado a vencer e com o punho cerrado quebrou o saque de um rival experiente para fazer 3-2 e ficar um pouco mais próximo do duelo com Djokovic.
Sem trégua do oponente, Nadal impôs sua experiência para fechar o duelo com uma parcial de 6-4 e seguir vivo na Olimpíada.