A nadadora Tamara Potocka, da Eslováquia, desmaiou depois de concluir uma etapa de 200 metros medley na Olimpíada de Paris. Ao sair da piscina, a atleta, de 21 anos, ficou inconsciente e caiu no chão. O caso aconteceu nesta sexta-feira, 2, no Centro Aquático de Saint-Denis.
O medley é uma prova que junta quatro estilos de nado: peito, borboleta, costas e crawl.
“Tamara tem asma”, afirmou a delegação da nadadora, em comunicado enviado à imprensa. “Toda essa combinação de tensão, nervosa e física, enquanto ela não tinha o seu inalador imediatamente disponível para uso, contribuiu para esse problema.”
Socorristas realizaram os primeiros procedimentos médicos na atleta. Eles utilizaram máscara de oxigênio e maca para controlar a situação.
Tamara afirmou, em uma postagem no Instagram, que está bem. Ela também explicou o que aconteceu com o seu corpo antes de desmaiar.
“Eu disse para mim mesma que iria deixar minha alma na piscina, e isso realmente aconteceu”, brincou a eslovaca. “Infelizmente, por causa da exaustão, não consegui sair sozinha, então eles tiveram que me carregar em uma maca. Eu não conseguia respirar nem mexer todo o meu corpo. Queria vomitar tudo que estava dentro de mim.”
“Como você acha que é ser assistida por 15 mil pessoas?”, indagou Tamara. “Eu queria ir tão bem, que comecei muito rápido. Mas como sou uma lutadora e não queria desistir, fui pega no fim da prova.”
A nadadora fez a prova de 200 metros em 2m14s. Ela ficou na 23ª posição e não avançou para a semifinal da Olimpíada.
Nadador francês quebra recorde de Michael Phelps na Olimpíada de Paris
O nadador francês Leon Marchand, de 22 anos, conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Paris.
Nesta sexta-feira, 2, Marchand venceu a etapa de 200 metros medley com o tempo de 1m54s06. O atleta bateu o recorde do norte-americano Michael Phelps, que era de 1m54s23s (Pequim 2008).
Antes dessa conquista, o francês foi ouro nos 200 metros borboleta, nos 200 metros de peito e nos 400 metros medley. No próximo domingo, 4, ele pode conquistar a quinta medalha de ouro na disputa dos 4×100 medley.
Marchand recebeu o apelido de Phelps francês. Bob Bowman, ex-técnico do multicampeão norte-americano, é o treinador do atleta de 22 anos. Bowman mora nos Estados Unidos e está como assistente na equipe da França.