O Threads está perdendo terreno para o Bluesky, rede social que é concorrente direta e tem se destacado após a eleição de Donald Trump. As informações são do Financial Times.
Desde o resultado da eleição, o Bluesky experimentou um crescimento significativo, com um aumento de quase 300% no número de usuários diários nos Estados Unidos e Reino Unido, chegando a 3,5 milhões de usuários.
O crescimento foi impulsionado principalmente por acadêmicos, jornalistas e políticos de esquerda que deixaram o X, de Elon Musk, devido ao apoio deste ao presidente eleito. Antes de 5 de novembro, o Threads tinha cinco vezes mais usuários ativos diários nos EUA que o Bluesky. No entanto, agora o Threads está apenas 1,5 vezes maior que seu rival.
- Esse aumento do Bluesky ocorre após a Meta tomar a decisão estratégica de reduzir o conteúdo político no Threads e em outras plataformas, como Facebook e Instagram.
- A medida foi vista como uma tentativa de evitar debates polarizadores, especialmente com a crescente crítica de Donald Trump às redes sociais, acusando-as de censurar vozes conservadoras.
- O Threads priorizou inicialmente o conteúdo de contas que os usuários não seguiam, em um modelo mais próximo ao Instagram, mas recentemente fez ajustes para permitir feeds personalizados, uma funcionalidade similar ao Bluesky.
Especialistas sugerem que a Meta precisa reconsiderar seu modelo de conteúdo, especialmente se o Bluesky continuar a crescer.
Enquanto isso, o Bluesky, lançado por Jack Dorsey, se apresenta como uma alternativa ao X, com uma interface parecida e o objetivo de criar um padrão para plataformas sociais mais personalizáveis. Contudo, a plataforma ainda enfrenta desafios como falhas técnicas e incertezas sobre seu modelo de negócios.
Apesar disso, o Threads também registra crescimento, com mais de 15 milhões de inscrições só em novembro, mas a Meta reconhece que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir o sucesso a longo prazo.