quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioPolíticaMusk 'vence' Moraes nas redes sociais

Musk ‘vence’ Moraes nas redes sociais

Há mais de 20 dias do início do escândalo do “Twitter Files”, o empresário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X, aparece ganhando a batalha da imagem digital contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla
Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla

Segundo um estudo realizado pela professora Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP, Musk teria 45% das menções positivas, contra 59% das críticas recebidas por Moraes.

O Twitter Files começou no dia 6 de abril, quando Musk publicou posts no X denunciando a atuação ilegal do ministro Moraes, que teria ordenado a censura de perfis e o cancelamento de mensagens sem base jurídica. Chegando a ameaçar funcionários da rede social de prisão caso descumprissem as ordens.

De acordo com o levantamento da FGV, nos últimos 7 dias Musk recebeu mais de 97 mil menções, com um pico registrado no dia 21 de abril.

Dessas, 45% são consideradas positivas, o que reflete uma aprovação significativa de sua atuação no caso e, possivelmente, de sua gestão à frente do X.

Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP
Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP

Por outro lado, no mesmo período Alexandre de Moraes recebeu mais de 30 mil menções, com um pico no dia 20 de abril, e uma predominância de menções negativas que alcançaram 59%.

“Essa polarização de opiniões revela muito sobre o atual estado do debate público brasileiro, especialmente em questões de liberdade de expressão e regulamentação da internet”, afirma Carvalho.

Musk alvo de críticas por permitir volta de perfis bloqueados

A pesquisa mostra que as críticas relacionadas à atuação de Musk como proprietário do X se referem à permissão para que contas anteriormente banidas no Brasil, como a de Allan dos Santos, continuem a postar na rede social livremente.

“Este fato é visto por muitos como um desafio direto às leis brasileiras, uma vez que o conteúdo dessas contas é acessível a usuários de outros países ou a brasileiros que utilizem VPN”, diz a professora.

Por outro lado, a professora explica que os críticos de Moraes veem suas ações como autoritárias e excedendo a sua jurisdição. Isso pois Allan dos Santos e Monark, outro alvo de Moraes, não residem mais no Brasil e seus posts são feitos de outro país e não acessíveis aos brasileiros que não se utilizam de ferramentas para, deliberadamente, acessarem estes conteúdos.

Segundo Carvalho, a popularidade e os sentimentos atrelados a Musk parecem indicar que, no momento, ele está “vencendo” essa guerra narrativa nas redes sociais.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui