O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 12, que o bilionário Elon Musk vai chefiar o chamado Departamento de Eficiência Governamental, ao lado do empresário norte-americano Vivek Ramaswamy.
“Todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas on-line para garantir máxima transparência”, escreveu o bilionário, no Twitter/X. “Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou deixando de cortar algo desnecessário, basta nos avisar.”
Segundo Musk, o departamento vai ter um ranking sobre os “gastos mais absurdos” com impostos. “Isso será, ao mesmo tempo, extremamente trágico e extremamente divertido”, afirmou.
Em outra postagem, o dono do Twitter/X revelou que “ou conseguimos tornar o governo eficiente ou a América vai à falência”. “É disso que se trata”, escreveu. “Gostaria de estar errado, mas é a pura verdade.”
Durante a campanha, Trump prometeu colocar Musk em uma comissão de eficiência se fosse eleito. Na ocasião, o republicano disse que o bilionário já tinha aceitado o convite e trabalharia para eliminar “fraudes e pagamentos indevidos”.
O dono da Tesla e da SpaceX desempenhou um papel importante na arrecadação de aproximadamente US$ 200 milhões para a campanha do candidato republicano.
Trump comentou cargo de Musk em seu governo
Depois de anunciar a nomeação de Musk, Trump, por meio de sua assessoria, falou principalmente sobre suas recentes escolhas e de seus objetivos.
“Juntos, esses dois norte-americanos extraordinários [Musk e Ramaswamy] abrirão o caminho para que minha administração desmonte a burocracia governamental, elimine regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais”, afirmou o republicano.
O departamento, sob a sigla Doge, tem como objetivo implementar reformas estruturais e, assim, desenvolver uma abordagem empresarial para a administração pública.
Trump fez primeiramente uma analogia entre essa nova iniciativa e o Projeto Manhattan, que foi fundamental durante a era da bomba atômica. Ele destacou que os republicanos almejam os objetivos do Doge há muito tempo.