sábado, fevereiro 22, 2025
InícioDestaqueMusk compartilha post sobre protestos pelo impeachment de Lula

Musk compartilha post sobre protestos pelo impeachment de Lula

O chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, compartilhou em sua conta oficial no X, rede social da qual é dono, a publicação de um usuário sobre a mobilização da direita brasileira na organização de atos de rua pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O post do empresário, que soma mais de 22 milhões de visualizações na manhã deste sábado, 15, foi compartilhado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles tentam impulsionar o alcance das manifestações contra o atual governo.

Musk compartilhou a postagem de Mario Nawfal, usuário do X que faz menção a uma “onda nacional de protestos” em mais de 120 cidades brasileiras. As manifestações estão previstas para ocorrer no próximo dia 16.

De acordo com o autor do post, que acompanha fotos das manifestações de 2016 pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, “o movimento está ganhando tração pelo Brasil graças aos crescentes sinais de oposição ao governo (Lula)”.

Musk e a movimentação pelo impeachment de Lula

U.S. President-elect Donald Trump holds rally in Washington
Donald Trump, presidente eleito dos EUA, cumprimenta Elon Musk, CEO da Tesla e proprietário da X, durante um comício um dia antes da posse de Trump para um segundo mandato, em Washington, D. C. — 19/1/2025 | Foto: Reuters/Brian Snyder

A oposição ao governo federal passou a defender mais enfaticamente o impeachment de Lula em posts no X depois da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 14. O instituto mostrou que o governo sob liderança do petista tem 24% de aprovação e 41% de rejeição. No mesmo dia, o Ibovespa fechou em alta de quase 3%.

Na postagem que Musk compartilhou, Nawfal ainda afirmou que os manifestantes estão se organizando contra o que eles acreditam ser uma “erosão da democracia” no Brasil sob a liderança do Partido dos Trabalhadores (PT). Esse é o mesmo discurso que parlamentares da oposição reproduziram em comitivas internacionais e no encontro nesta semana com o relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca.

Ao republicar a postagem, Musk comentou “Wow”, em alusão à grandeza dos atos prometidos pela direita brasileira em favor do impeachment de Lula.

O post de Musk foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com um comentário de convocação dos seus apoiadores a estarem presentes na rua na data marcada para os atos. O parlamentar ainda comentou na publicação do secretário norte-americano que o dia 16 de março será histórico.

E mais: “A faxina de Donald Trump”, por Ana Paula Henkel


Revista Oeste, com informações da Agência Estado



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui