sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralMusicoterapia transforma a vida de idosos na Vila do Ancião

Musicoterapia transforma a vida de idosos na Vila do Ancião

O projeto que leva música para os idosos promove a reabilitação e melhora a integração dos acolhidos na casa

O projeto Música Eficiente, idealizado pelo musicoterapeuta João Gilberto Oliveira, está transformando a vida das pessoas idosas na Vila do Ancião, localizada em Teresina. A parceria do mestre em musicoterapia com a Sasc está levando música para os idosos com a finalidade de promover a reabilitação e melhorar a integração dos acolhidos na casa. O projeto é executado duas vezes na semana, às quartas-feiras e sábados.

“Trabalhamos com os idosos acamados, com demência e os mais saudáveis. Fazemos atendimento individualizado e coletivo”, explica João Gilberto. Segundo ele, a musicoterapia contribui na humanização dos cuidados em saúde e constitui uma forma inovadora para alívio da dor, tratamento de distúrbios psicossomáticos, físicos e espirituais, evidenciando-se uma sensação de paz, alegria, tranquilidade, descontração e bem-estar. “Estamos procurando devolver a lucidez e a socialização dessas pessoas”, completa o professor.

Para Teresa Camelo, 74 anos, acolhida na Vila do Ancião, a música transforma as pessoas, lembra amor e a faz esquecer das coisas ruins. Maria Elizabeth Albuquerque, 63 anos, fala que o projeto é muito importante e não pode acabar nunca. “Eles trazem alegria pra gente”, declara a idosa, referindo-se aos músicos.

Para a superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, resgatar a cidadania das pessoas idosas é uma das atribuições da Sasc. “Com o projeto Musica Eficiente, estamos oportunizando aos acolhidos na Vila do Ancião ter mais qualidade de vida, estamos garantindo um envelhecimento digno, como prevê o Estatuto da Pessoa Idosa”, afirma a gestora.

“A secretária da Assistência Social, Regina Sousa, é madrinha desse projeto, desde quando era senadora. Ela abraçou a causa e aceitou a missão de nos ajudar”, finaliza João Gilberto, responsável pelo Centro de Música Eficiente do Brasil que trabalha com o ensino de música para pessoas com deficiências.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui