Músicas inéditas do músico Jimi Hendrix estão entre uma série de recordações pertencentes ao guitarrista que serão leiloadas no mês que vem.
Pela primeira vez, os fãs terão a oportunidade de dar lances em vários itens pessoais que revelam mais sobre os esforços musicais de Hendrix e sua vida fora dos palcos, de acordo com a vendedora de artigos de entretenimento Propstore, que está organizando o leilão.
Entre os itens estão 50 fitas raras, incluindo gravações master com faixas inéditas, bem como documentos pessoais, como recibos de pagamento dele e de seus companheiros de banda, um formulário manuscrito no qual Hendrix solicita sua certidão de nascimento, contas de lavanderia e itinerários de turnê.
“Quando tivemos a oportunidade de explorar este arquivo pela primeira vez, ficamos imediatamente cativados pela profundidade e significado do material”, disse Mark Hochnam, consultor de música e pôsteres da Propstore, em um comunicado à imprensa.
“É uma coleção incrível que não apenas reflete a vida pessoal de Jimi Hendrix, mas também transporta você de volta a um momento crucial na história da música”, acrescentou.
A coleção é derivada do arquivo de Patricia “Trixie” Sullivan, que trabalhou em estreita colaboração com o empresário de Hendrix, Mike Jeffery, de acordo com a Propstore.
O leilão de Londres transmitido ao vivo acontecerá em 15 de novembro e incluirá mais de 400 lotes de memorabilia musical, de acordo com o site da Propstar. Outros itens à venda incluem peças associadas a Michael Jackson, Oasis, Queen, Arctic Monkeys e John Lennon.
A carreira ativa de Hendrix como artista durou apenas quatro anos, decolando no final da década de 1960, antes de sua morte por overdose aos 27 anos, em 1970.
Nesse curto espaço de tempo, o guitarrista, cantor e compositor de rock se tornou um dos músicos mais bem-sucedidos e influentes de sua época, misturando rock, soul, blues e jazz em baladas complexas que transformariam a música popular.
O guitarrista pouco convencional e artista carismático foi descoberto em um pequeno clube na cidade de Nova York antes de viajar para a Inglaterra em 1966, onde rapidamente fez seu nome.
No final daquele ano, sua banda Jimi Hendrix Experience lançou o hit “Hey Joe”, seguido por um primeiro álbum influente no ano seguinte.
Seguindo a recomendação de Paul McCartney, o músico nascido em Seattle fez uma apresentação sensacional no Monterey International Pop Festival, na Califórnia, no verão de 1967.
Elvis Presley: conheça as diferentes fases da carreira do Rei do Rock