Faixa foi premiada na categoria “Melhor Performance de Rock” na cerimônia do Grammy 2025, no último domingo
Em pleno 2025, os Beatles conquistaram seu oitavo prêmio Grammy competitivo, com uma ajudinha da inteligência artificial.
A música Now and Then, lançada em 2023, foi premiada como “Melhor Performance de Rock”, superando concorrentes como Green Day, Pearl Jam, The Black Keys, Idles e St. Vincent. De acordo com a Billboard, a canção é a primeira a ser criada com o auxílio consciente de IA e receber uma indicação ao Grammy (e a ganhar o prêmio, é claro).
A faixa foi montada a partir de uma demo gravada por John Lennon no final dos anos 1970, com contribuições subsequentes de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison nos anos 90, com a intenção de incluí-la no projeto The Beatles Anthology.
Contudo, Now and Then não foi lançada na época devido às limitações tecnológicas, que dificultaram a separação dos vocais e do piano de Lennon na gravação original de baixa qualidade.
- Em 2021, McCartney e Starr conseguiram finalizar a música com a ajuda do cineasta Peter Jackson e sua equipe de som.
- Eles desenvolveram uma tecnologia baseada em aprendizado de máquina, uma forma de IA que utiliza algoritmos para aprender com dados, permitindo isolar e limpar os componentes da gravação de Lennon.
- Essa abordagem difere da IA generativa, que pode criar músicas imitando o estilo e a voz de um artista, o que causou confusão e algumas reações negativas quando a faixa foi lançada.
“Para deixar claro, nada foi criado artificialmente ou de forma sintética. Tudo é real e todos nós participamos”, afirmou McCartney em 2023, respondendo às especulações sobre o uso da IA no processo de criação. “Limpamos algumas gravações existentes — um processo que já vem sendo feito há anos.”
Confira a lista completa de vencedores e indicados do Grammy aqui.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.