terça-feira, fevereiro 4, 2025
InícioEntretenimentoMúsica dos Beatles recuperada por IA vence o Grammy

Música dos Beatles recuperada por IA vence o Grammy

Faixa foi premiada na categoria “Melhor Performance de Rock” na cerimônia do Grammy 2025, no último domingo

Imagem: Blueee77/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Em pleno 2025, os Beatles conquistaram seu oitavo prêmio Grammy competitivo, com uma ajudinha da inteligência artificial.

A música Now and Then, lançada em 2023, foi premiada como “Melhor Performance de Rock”, superando concorrentes como Green Day, Pearl Jam, The Black Keys, Idles e St. Vincent. De acordo com a Billboard, a canção é a primeira a ser criada com o auxílio consciente de IA e receber uma indicação ao Grammy (e a ganhar o prêmio, é claro).

A faixa foi montada a partir de uma demo gravada por John Lennon no final dos anos 1970, com contribuições subsequentes de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison nos anos 90, com a intenção de incluí-la no projeto The Beatles Anthology.

Faixa não foi finalizada no passado por limitações da tecnologia da época, mas o uso de IA tornou seu lançamento possível (Imagem: Disney/Divulgação)

Contudo, Now and Then não foi lançada na época devido às limitações tecnológicas, que dificultaram a separação dos vocais e do piano de Lennon na gravação original de baixa qualidade.

  • Em 2021, McCartney e Starr conseguiram finalizar a música com a ajuda do cineasta Peter Jackson e sua equipe de som.
  • Eles desenvolveram uma tecnologia baseada em aprendizado de máquina, uma forma de IA que utiliza algoritmos para aprender com dados, permitindo isolar e limpar os componentes da gravação de Lennon.
  • Essa abordagem difere da IA generativa, que pode criar músicas imitando o estilo e a voz de um artista, o que causou confusão e algumas reações negativas quando a faixa foi lançada.

“Para deixar claro, nada foi criado artificialmente ou de forma sintética. Tudo é real e todos nós participamos”, afirmou McCartney em 2023, respondendo às especulações sobre o uso da IA no processo de criação. “Limpamos algumas gravações existentes — um processo que já vem sendo feito há anos.”

Confira a lista completa de vencedores e indicados do Grammy aqui.

Gramofone do Grammy de 2025
Grammy 2025 premiou os Beatles décadas após o fim da banda (Imagem: bella1105/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.


Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui