A reabertura do Museu da Diversidade Sexual, no centro da cidade de São Paulo, ocorrerá no dia 29 de maio, segundo anúncio feito nesta semana. O equipamento estava fechado há um ano e meio e passou por uma reforma.
Tradicionalmente, o espaço abriga exposições de peças que ajudam a contar a história da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil, e, atualmente, conta com um acervo de mais de cem peças espalhadas em 540 metros quadrados.
A reforma, que custou R$ 5 milhões aos cofres públicos, aumentou o perímetro do local, que fica dentro da estação de metrô República, em mais de 400%.
Recentemente, o museu iniciou atividades educativas, como um clube de leitura, terapia comunitária integrativa e curso voltado à formação de professores.
Além disso, um cineclube e um podcast também são organizados periodicamente.
A pesquisadora Amara Moira, coordenadora de exposições e programação cultural do museu, já realizou levantamentos de dados para a sociedade por meio da instituição, como aqueles que atestam a ampliação da participação de pessoas trans no mercado editorial brasileiro.
No próximo sábado (25), a instituição completa 12 anos de existência e serviços públicos.
A reabertura do Museu da Diversidade Sexual (espaço ligado ao governo do estadual) ocorre quatro dias antes da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo, a ser celebrada na avenida Paulista no dia 2 de junho.
SERVIÇO
Museu da Diversidade Sexual de São Paulo
Endereço: Rua do Arouche, 24, Metrô República (Mezanino)
Reabertura: quarta-feira (29), a partir das 13h
Funcionamento do espaço: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
Entrada gratuita