O Museu Nacional Zayed, que tem previsão de inauguração para 2025, tem no projeto de arquitetura estruturas que se assemelham a “asas”. As estruturas de aços funcionarão — além de formas de design — como “chaminés” térmicas sustentáveis.
A construção funciona como um memorial ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente e um dos arquitetos dos Emirados Árabes Unidos, que sempre expressou seu amor pela natureza.
O Museu fica localizado no Distrito Cultural de Saadiyat, em Abu Dhabi, bairro em que estão o Museu de História Natural, o Louvre e o Guggenheim Abhu Dhabi, a Casa da Família Abraâmica e o Berklee Abu Dhabi Center.
As “asas” do prédio corroboram com o conceito de sustentabilidade que o projeto feito pela empresa de arquitetura Foster + Partners persegue. Formadas por cinco estruturas de aço, o calor no topo das torres puxa o ar quente para fora do museu, resfriando seu interior.
Também para ventilar o prédio, o ar fresco do exterior será puxado por tubos de resfriamento subterrâneos e, em seguida, liberado no saguão principal. A luz do interior do museu será natural, vinda de aberturas na estrutura.
No acervo ficarão expostos objetos que contam a história do país, entre eles o fóssil de um molusco rudista — uma antiga criatura marinha — de 70 milhões de anos atrás. Além disso, itens que mostram as evidências dos primeiros humanos e retratam sua evolução na região.
Compartilhe: