segunda-feira, março 31, 2025
InícioCiência e tecnologiaMundo está esquentando mais rápido do que o previsto

Mundo está esquentando mais rápido do que o previsto

Termômetros atingindo marcas recordes, elevação das temperaturas dos oceanos, derretimento de geleiras. Todas estas são consequências das mudanças climáticas e nenhuma delas é uma novidade, mas cientistas acabam de descobrir mais uma causa do aquecimento do planeta.

Um novo estudo sugere que as nuvens também estão desempenhando um papel importante para o aumento das temperaturas. Na verdade, isso está acontecendo em função da falta delas.

Capacidade de refletir a radiação solar está comprometida

  • De acordo com os pesquisadores, o menor número de nuvens baixas sobre os oceanos faz com que os oceanos e o solo absorvam mais luz solar, o que aumenta a retenção do calor.
  • Esse fenômeno é chamado de albedo e é caracterizado pela capacidade das superfícies de refletir a radiação solar.
  • Segundo o novo trabalho, essa capacidade vem diminuindo desde a década de 1970.
  • Isso acontece, em parte, devido ao derretimento da neve e do gelo marinho.
  • Mas a redução na quantidade de nuvens baixas também alimenta esse efeito.
  • As conclusões foram apresentadas em estudo publicado na revista Science.
A redução na quantidade de nuvens impacta na capacidade de refletir a luz solar (Imagem: titoOnz/Shutterstock)

Leia mais

O que provocou a diminuição do número de nuvens?

Os cientistas analisaram dados de satélite da NASA, além de informações meteorológicas e modelos climáticos. Dessa forma, identificaram que o declínio nas nuvens baixas reduziu o albedo do planeta a níveis recordes no ano passado.

Áreas que incluem partes do Oceano Atlântico Norte experimentaram uma queda particularmente significativa. O trabalho não conseguiu explicar o que está motivando este cenário, mas existem algumas hipóteses.

Nuvens ajudam a resfriar o planeta (Imagem: Taiga/Shutterstock)

A primeira é a redução da poluição do transporte marítimo devido a regulamentações destinadas a reduzir as emissões nocivas de enxofre da indústria. Embora isso tenha trazido benefícios para a saúde humana, esse tipo de poluição também estava ajudando a resfriar o planeta.

As variabilidades climáticas naturais, incluindo mudanças nos padrões oceânicos, também podem ter contribuído. Mas um fator mais alarmante também é citado: o próprio aquecimento global. Nuvens baixas tendem a prosperar em uma atmosfera fria e úmida. À medida que a superfície do planeta aquece, isso pode fazer com que elas diminuam ou se dissipem completamente, criando um ciclo de aquecimento.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui