terça-feira, novembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaMúmia de gato dente-de-sabre é encontrada com pele e pelo intactos na...

Múmia de gato dente-de-sabre é encontrada com pele e pelo intactos na Sibéria

Um filhote mumificado da era glacial da Sibéria é a primeira múmia conhecida de um tigre dente-de-sabre, e sua descoberta está gerando interesse entre paleontólogos. A preservação excepcional da múmia forneceu a primeira visão de como eram os tigres dente-de-sabre. Escritos em seus tecidos moles estão pistas sobre onde os músculos do gato eram mais volumosos e como isso pode ter moldado seu estilo de caça.

Segundo relatos de cientistas ao Scientific Reports, pelo abundante e carne mumificada cobriam o cadáver parcial e seu rosto, enquanto membros dianteiros e tronco estavam quase intactos. O pelo marrom escuro do filhote era curto e macio, mas muito grosso, medindo cerca de 0,8 a 1,2 polegadas (20 a 30 milímetros) de comprimento, conforme o autor do estudo, Alexey V. Lopatin.

 

“É uma sensação fantástica ver com seus próprios olhos a aparência viva de um animal extinto há muito tempo”, Lopatin disse à CNN. “Especialmente ao se tratar de um predador tão interessante quanto o tigre dente-de-sabre”, afirmou.

Esses carnívoros extintos, que são parentes distantes dos grandes felinos modernos, são conhecidos por seus caninos longos e afiados em lâminas, que podem medir até 20 centímetros de comprimento.

A múmia é a primeira evidência da Ásia da espécie de gato-dente-de-sabre Homotherium latidens, acrescentou o pesquisador, embora ossos fossilizados tenham sido encontrados anteriormente em locais na Holanda e no Yukon canadense. Outros tipos de múmias congeladas da era do gelo, como rinocerontes-lanosos e mamutes, são conhecidos da região siberiana de Yakutia, na Rússia.

Mas gatos mumificados, em comparação, “são extremamente raros”, disse Lopatin. Antes dessa descoberta, havia apenas duas múmias de gatos conhecidas, ambas filhotes do leão das cavernas Panthera spelaea da bacia do rio Uyandina, em Yakutia.

“Agora, adicionamos o filhote de Homotherium a esta lista”, disse Lopatin. Extrair DNA da múmia será um próximo passo importante para entender esta espécie, assim como um exame mais detalhado do esqueleto, músculos e cabelo da múmia, ele acrescentou.

Diferenças na aparência externa das cabeças de dois filhos de 3 semanas - o Homotherium latidens mumificado (tigre dente-de-sabre) na parte superior e o Panthera leo (leão moderno) abaixo
Diferenças na aparência externa das cabeças de dois filhos de 3 semanas – o Homotherium latidens mumificado (tigre dente-de-sabre) na parte superior e o Panthera leo (leão moderno) abaixo • cortesia do Prof. Alexey V. Lopatin

“Sem palavras”, diz paleontólogo sobre a anatomia de mamíferos extintos

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui