segunda-feira, novembro 18, 2024
InícioDestaqueMulheres negras e indígenas levarão produtos da Economia Solidária para a Feira...

Mulheres negras e indígenas levarão produtos da Economia Solidária para a Feira da Agricultura Familiar

A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, que será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, no Parque Potycabana, em Teresina, vai contar com a comercialização de produtos da gastronomia e artesanato de mulheres negras e indígenas no stand da Economia Solidária. A feira, que conta com a parceria da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, terá uma área específica onde essas 30 mulheres empreendedoras vão fazer a exposição dos seus produtos.

A secretária-executiva da Cáritas Teresina, Lucineide Rodrigues, conta que as empreendedoras estão com expectativas para a feira por conta da possibilidade de dar visibilidade aos produtos que são produzidas por essas mulheres.

“Estamos aqui na adrenalina, com uma expectativa muito boa em relação à feira porque é uma oportunidade que a gente tem para dar visibilidade a essas mulheres. A Cáritas tem um programa de economia popular que apoia vários grupos, mas a gente está trabalhando com um projeto Alianças Empreendedoras, que trabalha com mulheres pretas e indígenas na gastronomia e artesanato, e a expectativa é dar visibilidade a essas mulheres, potencializar o processo de comercialização, técnicas de vendas e fazer intercâmbio com outras produtoras empreendedoras que estarão no local”, disse.

Foto: Divulgação Cáritas

Dentre as 30 mulheres que vão participar, metade são indígenas da etnia Warao, que vivem em Teresina, e vão levar trabalhos diversos em bijuteria. Outras mulheres são moradoras da periferia de Teresina que trabalham com gastronomia, com produtos como bolo de pote, dindin, hambúrguer, arrumadinho, entre outros.

Lucineide também reforça a necessidade de se incentivar a Economia Solidária como forma de distribuir a renda também para comércios menores, da periferia, de modo que o crescimento seja de forma igualitária, e não apenas para empreendimentos maiores.

“A importância da valorização dessas mulheres é pela qualidade dos produtos comercializados e fazer a distribuição da renda no perímetro da periferia é uma forma de fomentar a economia e que todos cresçam. O fomento econômico é importantíssimo para que a economia solidária cresça”, citou.

foto sol 3.jpg
Foto: Divulgação Cáritas

Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária

A feira vai contar, ainda, com a exposição de agricultores familiares de diversas partes do Piauí que levarão alimentos diversos. Além do stand da Quitanda da Agricultura Familiar, que vai levar a comercialização de frutas e hortaliças, o projeto Trança vai promover a comercialização do artesanato em Teresina. Outros stands vão contar com a exposição de produtores de diversas regiões do Piauí, como Cerrados, Semiárido, e região Meio-Norte.

O evento também terá programação cultural com artistas locais e regionais e palestras e espaços de trocas de conhecimento entre os agricultores familiares.

Veja aqui detalhes da programação

A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.

A feira do Piauí conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria da Educação (Seduc).

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui